Seconci-DF promove mutirão de exames de PSA no Noroeste

O Seconci-DF realizou nesta quinta-feira, 26 de novembro, o encerramento do Novembro Azul na construção civil do DF com um mutirão de exames de PSA para trabalhadores do setor. No total foram disponibilizados 150 exames, em parceria com o Instituto de Gestão Estratégica do DF (IGES-DF). A ação contou com a presença das empresas que enviaram os trabalhadores e reafirma a presença da entidade como braço social do setor.

O exame de sangue PSA é capaz de detectar precocemente o câncer de próstata e outras condições, como hiperplasia prostática (crescimento desse órgão) e prostatite (inflamação). As amostras coletadas serão processadas no Laboratório Clínico do Hospital de Base (HB).

O presidente do Seconci-DF, Marcelo Machado Guimarães, esteve presente no estacionamento da Villela e Carvalho e falou sobre o papel da entidade como parceira das empresas. “O combate e a prevenção por meio desse mutirão no Noroeste são necessários no sentido de proteger o trabalhador. O Seconci como representante do setor, toma a frente e, em parceria com as demais entidades, reforça os cuidados com a saúde dentro dos canteiros de obras”, disse Marcelo.

Já Daniel Honda, gerente médico da entidade, falou sobre os próximos passos para aqueles que detectarem alguma alteração no exame. “Os homens que apresentarem alguma doença receberão todo o atendimento necessário, graças a nossa parceria com a Secretaria de Saúde e com o Hospital de Base”, adiantou. Daniel reforçou que “quanto antes o prognóstico, mais chances de cura”.

A ação foi bastante elogiada pelos presentes e o papel da prevenção para o bem da saúde e dos trabalhadores. O técnico de segurança do trabalho Júlio César Sales Lima, 42 anos, foi um dos que participaram da coleta. “A maioria de nós não tem disponibilidade para ir a uma unidade de saúde fazer o exame. Esse tipo de ação social valoriza nosso trabalho”, agradeceu.

Para se tornar possível, o Seconci-DF contou com o apoio do Sinduscon-DF, Sticombe, Ademi-DF e Asbraco.

*Com informações do IGESDF