Sinduscon-DF apoia projeto que incentiva alunos da rede pública de ensino

Patrícia Figuerêdo

Iniciativa do Clube de Engenharia premia estudantes com melhores notas, bom comportamento e frequência

Com reconhecimento e incentivo, a educação torna-se a chave fundamental para um bom futuro. Com esta visão, o projeto Aluno Destaque, do Clube de Engenharia de Brasília (Cenb), premiou nove alunos do Centro de Ensino Médio Júlia Kubitschek, localizado na Candangolândia, na manhã desta quarta-feira (15). Melhores notas, bom comportamento e frequência, durante todo o ano de 2016, foram os critérios de seleção.

O projeto foi criado em 2014 e conta com o apoio do Sinduscon-DF, do Sindicato dos Engenheiros (Senge-DF) e do Sindicato dos Trabalhadores (STICMB). Para o diretor da escola, Eli Mendes, o prêmio é um incentivador para que os alunos se dediquem e se esforcem mais a cada dia. “A iniciativa contribui para a melhoria e rendimento dos estudantes e da escola. É importante que a educação conte com esse apoio, para valorizar os alunos em seu potencial”, afirmou. A maioria dos premiados já está, inclusive, cursando o nível superior e não pôde participar da solenidade.

O presidente do Cenb, Hélio Fausto, aproveitou a oportunidade para aconselhar os estudantes: “Tenham sempre em mente que, se vocês não forem os melhores, devem tentar ser os melhores. Essa premiação significa isso”, afirmou. Segundo ele, não há vencedores nem vencidos, mas, sim, alunos premiados, que receberão um incentivo. Ele ainda acrescentou que um pouco de esforço é sempre fundamental. “A caminhada de vocês na escola é curta. Depois, terão uma vida inteira pra desfrutar dela”, completou.

Presidente do sindicato participa de solenidade de entrega dos prêmios

Na visão do presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho Ferreira, a iniciativa faz com que os valores sejam apreciados e o bom exemplo divulgado. “Esta visibilidade dos trabalhos e do horizonte para os estudantes, na formação de cada um, seja de instrução, educacional ou formação moral, é um acontecimento fortalecedor na questão de valores”, ressaltou.

Com 18 anos, Renatho Douglas, 1º lugar do turno matutino, reconhece a importância da educação na construção de sua carreira. “Eu sempre pensei que, se eu fizer bem feito na escola, eu faço o meu futuro bem feito”, afirmou. Ele contou que, desde o primeiro ano do Ensino Médio, já tinha um rotina dedicada de estudos. “Eu vinha para a escola, estudava em casa e fazia aulas de inglês à noite”, lembrou. Segundo ele, o grande sonho era entrar na universidade e se formar. “Consegui atingir o que queria e ainda ganhei este prêmio, como mais um incentivo”, comemorou Renatho, novo aluno de Enfermagem, do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

O evento, realizado na própria escola, também contou com a presença do presidente do Senge-DF, Brasil Américo Louly Campos; do presidente do Conselho Deliberativo do Cenb, Dilson Rehem; do presidente do STICMB, Raimundo Salvador; e da representante da Regional de Ensino, Cida Rosa.

Aluno Renatho Douglas foi o 1º lugar do turno matutino