Os pioneiros que tiraram Brasília do papel

Yasmin Almeida

Presidente do Sinduscon-DF é reconhecido por sua contribuição à capital

n

1958. Este foi o ano em que Luiz Carlos Botelho, presidente do Sinduscon-DF, chegou à capital, quando tinha apenas 14 anos. Jovem e cheio de sonhos, Botelho pôde testemunhar a inauguração de Brasília, momento único na história do país, e se tornou um dos pioneiros da cidade. Sua família foi a primeira a receber uma das 500 casas construídas pela Fundação da Casa Popular, na W3 Sul, onde ainda não existia demarcação de rua, nem ao menos redes de água e energia.

Sapateiro, office boy, motorista de táxi e professor de Matemática foram algumas das atividades exercidas por ele antes de se tornar engenheiro. “Como taxista, rodei mais de 800 mil quilômetros por uma Brasília ainda em construção”, lembra. Após se formar em Engenharia Civil, na Escola de Minas de Ouro Preto (MG), curso que finalizou, posteriormente, na Universidade de Brasília (UnB), o presidente do sindicato trabalhou em obras importantes na cidade, como a ligação entre a W3 Sul e Norte, além do Hospital do Gama e do Clube do Exército.

Assim como Luiz Carlos Botelho, muitos outros pioneiros participaram da construção da capital federal e mereceram ser homenageados. Em uma cerimônia realizada no Clube de Engenharia de Brasília (Cenb) na noite de ontem (16), os 26 engenheiros e dois arquitetos que ajudaram a tirar Brasília do papel receberam um diploma de reconhecimento pelo trabalho prestado à cidade. Botelho conta que esse momento representa uma volta ao tempo. “Sinto-me lisonjeado e gratificado com essa homenagem, pois vim de longe, humildemente, para trabalhar aqui e fazer parte do engrandecimento do meu país”, destacou.

Fizeram parte da mesa o presidente do Conselho Deliberativo do Clube de Engenharia de Brasília, Dilson Rehem; o presidente do Cenb e 1º vice-presidente do Sinduscon-DF, João Carlos Pimenta; o conselheiro titular do Conselho Deliberativo do Cenb, Francisco Machado; o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos do DF, Julio Peres; e o deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF).

“Orgulho-me de estar aqui, hoje, neste evento tão importante que é o reconhecimento do trabalho destes engenheiros e arquitetos que enfrentaram a poeira e a lama para levantar Brasília”, ressaltou o presidente do Cenb, João Carlos Pimenta, ao parabenizar os homenageados. Na solenidade, compareceram, ainda, empresários do setor da construção civil e familiares dos presentes.