ESocial é tema de curso na Fibra

Patrícia Figuerêdo

Como fazer gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) na era do eSocial? Foi com esse tema que o Sinduscon-DF, em parceria com a Fibra, CNI e Sebrae, realizou ontem (9) um curso voltado para os empresários do setor. Ministrado pelo consultor da CNI, Paulo Reis, a proposta foi apresentar aos profissionais aspectos do novo sistema digital. O encontro, que aconteceu na Fibra, teve 8 horas de duração.

O curso abordou temas como a contextualização do eSocial; impactos do eSocial na gestão de SST e a ação da indústria para a competitividade. O consultor Paulo Reis explicou que, basicamente, o novo sistema funciona como um imposto de renda das empresas, onde todos os dados deverão ser informados dentro dos prazos estipulados pelo governo.

Para o diretor de Política e Relações Trabalhistas do Sinduscon-DF, Izidio Santos, essa capacitação em eSocial é fundamental. “O tema levanta dúvidas e dificuldades de procedimento. Temos que buscar essas informações para que as empresas se adequem a essas normativas”, ressaltou. Ele acredita que haverá grandes desafios. “Como será tudo informatizado, é como se o governo passasse por dentro das empresas”, destacou. Segundo ele, por esse motivo, devem ser sanadas todas as questões para evitar autuações.

O diretor da Fibra, Fernando Japiassú, acrescentou que há dificuldade devido à obrigatoriedade de prestar todas as informações sobre a empresa. “Quando os dados forem lançados você receberá autuação automática, caso não atenda aos requisitos”, frisou. Para ele, o treinamento é importante para que os profissionais de RH e Saúde e Segurança no Trabalho aprimorem-se.

A assistente administrativa do Sinduscon-DF Adilene Assunção participou do curso e destacou que foi um treinamento importante. “No caso do sindicato, que tem poucos funcionários, o desafio será um pouco menor. Acredito que as dúvidas surgirão com a implantação do eSocial", ressaltou.

Sobre o eSocial

É um projeto do Governo Federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. O objetivo da implantação é amenizar a burocracia; facilitar a fiscalização das obrigações fiscais, tributárias, previdenciárias e trabalhistas; facilitar a comunicação entre os empregadores e a Receita Federal, bem como minimizar fraudes e aumentar a arrecadação.

Diretor de Política e Relações Trabalhistas do Sinduscon-DF, Izidio Santos,
participou da abertura do curso