Projeto de argamassa projetada é apresentado na empresa Brasal

Na manhã de hoje (9), o Grupo de Trabalho Sistema de Revestimento de Argamassa Projetada pode colocar o projeto em prática em um canteiro de obras da empresa Brasal. Representantes de seis construtoras, além dos fornecedores Votorantim Cimentos e Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), foram recebidos pelo grupo em um café da manhã com o objetivo de apresentar o funcionamento do trabalho.

O projeto, que é fruto de uma parceria entre o Sinduscon-DF, ABCP e Votorantim, busca unir as pontas da cadeia produtiva do revestimento de argamassa e disseminar boas práticas para as construtoras. “Nesse momento de crise, temos que buscar soluções inovadoras que reduzam o custo da mão de obra e aumentem a produtividade”, explica o engenheiro e professor da Universidade Católica de Brasília, Nielsen Alves, sobre a argamassa projetada. O representante da ABCP Centro-Oeste, Waldir Belisário, ainda acrescenta que o trabalho visa identificar gargalos, mostrar soluções, medir indicadores e mostrar a eficiência do processo. “Precisamos mostrar que a argamassa projetada é um sistema racionalizado que gera resultados positivos para as construtoras”, reforçou.

Para o vice-presidente do Sinduscon-DF José Amaro Neto, as visitas em obras são importantes para identificar os problemas e trazer soluções. “Espero que mais construtoras também possam abrir seus canteiros para mostrarmos o que realmente pode ser feito e se tornarem, assim, referência para outras”, destacou. Como primeira empresa a prontificar-se ao trabalho, a Brasal acredita na eficiência da argamassa projetada. O representante da construtora, Sebastião Longuinho, acredita que o setor realmente precisa evoluir seus sistemas construtivos. “O projeto é fundamental. A necessidade de buscar melhoria de produtividade e minimizar as perdas no setor é uma questão de sobrevivência da construção civil. Precisamos unir esforços”, ressaltou. No evento também estiveram presentes empresários do setor e estudantes da área de Engenharia.