Canteiro de obra também é lugar de mulher

Canteiro de obra também é lugar de mulher
Compartilhe:

Assessoria de Comunicação da Cbic 

Construção civil celebra o Dia Internacional da Mulher reconhecendo a importância da presença feminina em suas atividades e sua crescente qualificação 

Quarenta quilos de cimento roldana abaixo e vinte quilos nas costas, escada acima. E mais 20 pás de areia para fazer concreto, carregar o carrinho com entulhos e, por fim, finalizar os acabamentos da obra. Tudo isso sob o forte sol do verão brasileiro.Tarefas árduas não intimidam as mulheres da construção. É o caso da mestre de obras Cledna Menezes e de outras muitas operárias do setor, que cada vez mais abriga mulheres em funções que antes eram exclusivas dos homens. 

Nos últimos anos, a presença feminina nos canteiros de obras vem se tornando uma realidade. Segundo a profissional, ainda hoje causa espanto nos homens a presença de mulheres nos canteiros de obras. Os cursos profissionalizantes oferecidos pelos Serviços Social da Indústria da Construção Civil (Seconci) de todo Brasil ajudam a formar novas profissionais e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece aulas práticas continuadas para elas.  

Apesar de ainda serem minoria, as mulheres vem elevando sua participação no total de trabalhadores da construção, ao ponto de em 2014 já representarem 9,5% da força de trabalho formal do setor. “O aumento da participação feminina tem sido acompanhado de uma maior profissionalização da mão de obra. É uma força de trabalho especializada, que acaba influenciando de maneira positiva os operários”, argumenta o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), José Carlos Martins. 

Nos postos de comando do setor da construção, também temos exemplos de mulheres que comandam grandes empresas, que lutam por melhores condições para o trabalhador, engenheiras que comandam canteiros de grandes obras, arquitetas que projetam edificações e outras que estão à frente das entidades e associações. No quadro de funcionários da Cbic não é diferente, a maioria são mulheres: gestoras, secretárias, advogadas, engenheiras e jornalistas. 

O Cbic Mais entrevistou alguns personagens dessa força feminina. São pessoas que fazem a diferença no seu entorno e que, por onde passam, são destaque e referência em desempenho e conduta. A Cbic celebra o Dia Internacional da Mulher, comemorado na próxima terça-feira (8), durante todo o mês de março e aproveita para homenagear todas as mulheres que transformam o dia a dia do setor ainda mais competente. Ao celebrar a presença feminina no setor, a Cbic reafirma seu posicionamento, indicando a construção civil como espaço de realização profissional e crescimento para todos os brasileiros. 

Veja aqui os depoimentos. 

 
Voltar
Enviar mensagem no WhatsApp