Novo Viaduto do Sudoeste beneficiará mais de 25 mil motoristas por dia

Após dois anos e quatro meses, Viaduto Luiz Carlos Botelho foi inaugurado nesse sábado (21/10) pelo governo do Distrito Federal

Metrópoles

O novo viaduto da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), que liga o Sudoeste ao Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, foi inaugurado nesse sábado (21/10), em Brasília (DF). A construção do Viaduto Luiz Carlos Botelho, popularmente conhecido como Viaduto do Sudoeste, beneficiará mais de 25 mil motoristas por dia.

Servidor público e morador do Sudoeste, Alberto Cardoso compareceu ao evento de inauguração e aproveitou para levar a filha para também contemplar a abertura do tão esperado viaduto. “No quesito trânsito, com certeza o viaduto trará grandes melhorias à região, porque eliminará as áreas dos semáforos aqui, que geralmente são bem complicadas.”

Outro ponto especial, segundo ele, é a nova via, no centro do viaduto, que funcionará tanto para pedestres quanto para ciclistas. “Ela nos trará muito mais segurança para a chegada ao Parque da Cidade, porque evita de transitar entre os carros”, explicou.

A também servidora pública e moradora do Sudoeste, Lilian Bontempo, concordou que o viaduto ajudará muito o trânsito na região. “Mas, ressalto que a questão da mobilidade deve ser resolvida por um combo de ações, como a disponibilização de transportes em massa, como trem e metrô, e os viadutos”, completou.

Na cerimônia de inauguração, o governador do DF, Ibaneis Rocha, homenageou toda a família de Luiz Botelho, dono do nome do viaduto. O engenheiro civil presidiu o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e morreu em 2018, em decorrência de complicações cardíacas.

O chefe do Executivo ainda aproveitou a ocasião para agradecer pelo apoio dado por secretários, administradores, deputados federais e distritais e senadores, para a realização da obra. “Além disso, deixo o meu muito obrigada à Caixa Econômica Federal, que nos ajudou no financiamento de mais uma obra no DF; aos trabalhadores que se dedicaram à execução do viaduto e, claro, à população, pela confiança.”

Na cerimônia, também estiveram presentes o deputado distrital, Hermeto Neto; o secretário de Obras e Infraestrutura do DF, Luciano Carvalho; o administrador do Sudoeste, Reginaldo Sardinha; e o filho de Luiz Botelho, Pedro Henrique.

Deputado distrital, Neto parabenizou o GDF pelas inúmeras iniciativas e toda a equipe da Secretaria de Obras e Infraestrutura. “Fazemos parte de um time Séria A, em que todos jogam juntos, especialmente o governador, que pensa em uma Brasília de agora e para os próximos 30 anos; uma capital do futuro.”

Já o secretário de Obras e Infraestrutura agradeceu a presença de todos, exaltando a beleza e o impacto positivo da obra aos brasilienses. “A gente gosta é de compromisso, e o governador o tem com a gente; com a população do DF”, certificou.

Segundo o administrador da região, Sardinha, a maior queixa sobre a mobilidade da área vinha de pais, residentes do Sudoeste, de crianças que estudavam no Plano Piloto, devido ao trânsito enfrentado. “Agora, é hora de festejarmos juntos mais uma conquista para a população, porque esse transtorno acaba de ser eliminado”, reiterou.

Um dos filhos do engenheiro Luiz Botellho, Pedro Henrique agradeceu pelos feitos do pai, sempre coletivos; um engenheiro entusiasta e estudioso da área. “Se não fosse por esse ato grandioso do governador, o nome do meu pai ficaria guardado apenas nas lembranças de quem convivia e participava das ações dele. Com este viaduto, semelhante aos da W3 Sul e Norte, Luiz Botelho não está mais no anonimato”, ressaltou.

Após os discursos de agradecimento, ciclistas e patinadores foram os primeiros a conhecer de perto a nova obra, que contou com investimento total de R$ 24,6 milhões. O passeio iniciou na parte debaixo do elevado e foi até o estacionamento 13 do Parque da Cidade.

Impactos

A obra começou em 2021, ainda na época da pandemia, e teve trechos liberados ao longo deste ano. No fim de março, um trecho de 700 metros foi disponibilizado, no sentido da via para Taguatinga.

Na prática, quem passar do Sudoeste para o Parque da Cidade, terá de cruzar o caminho por uma passagem subterrânea. A estrutura conta com quatro alças externas, quatro internas – semelhantes às tesourinhas – e duas pistas, nos dois sentidos, formando o viaduto da Epig.

Na visão do engenheiro de software, Gilliard Macedo, a inauguração do viaduto é essencial. “Não só pelo benefício, mas pelo fim do transtorno que a execução da obra causa em si, já que o trajeto entre Águas Claras e o Sudoeste tem sido bem caótico devido à existência da obra”, pontuou.

Assim, o sentimento para o morador local é de alívio. “Acredito que a saída do Sudoeste para a Asa Sul, complicada em qualquer horário, tende a ficar muito mais rápida”, salientou.

A inauguração do elevado representa a conclusão de mais uma etapa do chamado Corredor Eixo Oeste. Além disso, o projeto total prevê a construção de 38,7 km de faixas exclusivas para ônibus, ligando as principais vias do Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto.

Obras futuras

O governador do DF ainda sinalizou mais obras que devem ocorrer em breve no Distrito Federal, em regiões como São Sebastião, Itapoã, Paranoá, Riacho Fundo e Planaltina.

“Daqui para o fim do ano, teremos em andamento o Hospital de São Sebastião e os viadutos entre o Itapoã e Paranoá; Riacho Fundo e Planaltina. Estamos trabalhando muito unidos, com metas e objetivos, por isso dá certo”, projetou o governador do Distrito Federal.