Com selo comemorativo, Sinduscon-DF inicia ações do seu aniversário de 60 anos

Sindicato planeja uma série de ações para indústria da construção no sexagenário

Comunicação Sinduscon-DF

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) lançou, nesta segunda-feira (15/1), um novo selo institucional pelo seu 60º aniversário, que será comemorado no dia 19 de março. O selo, que destaca os principais pontos turísticos de Brasília, marca o início de uma série de ações da entidade planejadas para o ano, com o objetivo de celebrar a data e integrar ainda mais as empresas do setor.

> Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF

> Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF

O selo comemorativo apresenta uma colagem artística dos marcos mais icônicos de Brasília, incluindo a Ponte Juscelino Kubitschek, o monumento do Memorial JK e a Igreja Nossa Senhora de Fátima, que estão entre os pontos turísticos mais fotografados da cidade.

O presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão Júnior, destaca que o sindicato se consolidou, ao longo dos anos, sempre focado na missão institucional de atender, servir e valorizar as empresas associadas, fomentando o fortalecimento do setor da construção civil do Distrito Federal.

“O Sinduscon-DF chega aos seus 60 anos com o seu protagonismo na defesa da qualidade de vida para toda a população, a partir do constante respeito ao planejamento urbano do Distrito Federal. Este aniversário será mais um grande marco para manter a construção civil como referência do setor produtivo do DF”, afirmou ele.

IMAGENS DO SELO

A Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte JK ou Terceira Ponte, está situada em Brasília, ligando o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central de Brasília, por meio do Eixo Monumental, atravessando o Lago Paranoá.

Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, a estrutura da ponte tem um comprimento de travessia total de 1,2 quilômetros, com largura de 24 metros com duas pistas, cada uma com três faixas de rolamento, duas passarelas nas laterais para uso de ciclistas e pedestres com 1,5 metros de largura e comprimento total dos vãos de 720 metros.

O monumento do Memorial JK é parte do museu batizado com o mesmo nome e construído para homenagear o 21º presidente do Brasil, Juscelino Kubistchek. Ele está localizado no canteiro central do Eixo Monumental, em Brasília, na Zona Cívico-Administrativa, na Praça do Cruzeiro, a região mais alta do Plano Piloto.

O projeto do memorial foi do arquiteto Oscar Niemeyer, responsável pelos principais prédios da capital brasileira, a pedido da viúva de Juscelino e ex-primeira-dama Sarah Kubitschek. O Memorial JK é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O prédio também é tombado em nível distrital desde 1991.

Inaugurada em 1958, a Igreja e Santuário de Fátima foi construída em homenagem a uma graça de cura recebida pela filha de Juscelino Kubitschek. Encomendada, na época, pela então primeira-dama, Sarah Kubitschek, a capela é a primeira construída em alvenaria nas quadras residenciais de Brasília.

Após cem dias de trabalho, ela tomou a forma de um chapéu de freira, com o teto em formato de lenço e três pilastras que a sustentam. A igrejinha foi desenhada por Oscar Niemeyer e é famosa pelos azulejos de Athos Bulcão.