Queda da taxa de juros Selic anima mercado imobiliário para 2024 no Distrito Federal

Mercado imobiliário registra tendência de crescimento no Distrito Federal | Foto: reprodução

Pesquisa IVV de novembro aponta tendência de potencial expansão do setor

Comunicação Sinduscon-DF

A nova pesquisa do Índice de Velocidade de Vendas (IVV) mostra que o Distrito Federal registrou, de janeiro a novembro de 2023, 30 lançamentos imobiliários, mais que o realizado em todo o ano anterior. A oferta de imóveis alcançou 6.533 unidades residenciais novas, volume estratégico para a potencial expansão do mercado. Empresários do setor apostam que a redução da taxa Selic, que orienta toda a economia, terá impacto positivo na comercialização de imóveis no próximo ano.

A pesquisa é realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), em parceria com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF) e  apoio da regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A redução da Selic na última reunião do Comite de Política Monetária (Copom) de 2023 e a sinalização de continuidade na política de juros pelo Banco Central trouxe otimismo para os empresários do segmento.

De acordo com o vice-presidente da Indústria Imobiliária do Sinduscon-DF, João Carlos de Siqueira Lopes, o mercado imobiliário fechou 2023 com um resultado positivo, demonstrando força mesmo em um ano com taxa de juros elevada. “2024 será um grande ano, pois terá um contexto de redução da taxa de juros, que deve terminar o ano na casa de 9%, trazendo dinamismo, aumento da capacidade de compra e mais lançamentos em todas as faixas de renda”, afirmou ele.

O presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Roberto Botelho, afirmou que os dados da pesquisa sinalizam a solidez do mercado e, principalmente, a capacidade para expandir de forma sustentável. “No Brasil, historicamente, quando os juros caem, a demanda por imóveis cresce. A tendência é de expansão do mercado, com a inclusão de mais compradores em todas as faixas de renda. Juro baixo favorece o sonho da casa própria”, afirmou Botelho.

O IVV

O IVV é um termômetro do mercado imobiliário do Distrito Federal.

- O Índice de Velocidade de Vendas é uma sondagem mensal junto às construtoras e incorporadoras mais representativas do Distrito Federal, funciona como um termômetro do mercado imobiliário e mede o ritmo de venda das empresas: quanto mais alto o índice, menor foi o tempo necessário para vender as unidades dos empreendimentos no mês.

- Um Índice de Velocidade de Vendas mensal de 5% traduz um mercado saudável e com ritmo de vendas positivo. Quando o indicador está acima deste patamar, demonstra expansão mais acelerada na transação de imóveis. É um sinal da tomada de decisão do consumidor.

- Criada há sete anos, a pesquisa Índice de Velocidade de Vendas acompanha o desempenho de imóveis residenciais verticais (apartamentos) e novos.

Em novembro, não foram registrados lançamentos, e a comercialização de unidades novas levou à redução do estoque, movimento positivo para o mercado imobiliário. As regiões que mais venderam foram o Noroeste (71 unidades), Águas Claras (56 unidades) e Recanto das Emas (52 unidades), apontando que a decisão de aquisição da casa própria mobilizou todas as faixas de renda no DF.

Enviar mensagem no WhatsApp