Outubro Rosa na construção

Comunicação Seconci-DF

Mês de outubro terá várias ações em canteiros de obras reforçando o cuidado com a saúde da mulher e a prevenção contra o câncer de mama

O mês de outubro se tornou oficialmente o mês de prevenção ao Câncer de Mama. Isso acontece com a campanha Outubro Rosa Mês de Prevenção à doença que teve início nos Estados Unidos, no início da década de 90. O resto é história. De acordo com o Instituto do Câncer (INCA), no Distrito Federal, são estimados 1.030 casos da doença em 2023 e isso reforça a importância da prevenção.

O Seconci-DF, em parceria com as empresas e demais entidades do setor, promove neste mês palestras e circuitos de bem-estar em vários canteiros de obras como forma de prevenir e alertar as mulheres da construção sobre a doença. “Essa campanha é muito importante para as empresas trabalharem a prevenção com as trabalhadoras. Isso requer cuidado e atenção. Se você está doente, você não trabalha, não produz, e nosso objetivo é justamente fazer o alerta com as trabalhadoras dos canteiros”, explica a técnica de enfermagem do Seconci-DF, Elen Cristina.

Oficialmente, a campanha teve início na segunda, 9 de outubro, num canteiro de obras em Taguatinga com a presença de 30 mulheres. A técnica de segurança do trabalho do local agradeceu a presença de todos e ressaltou como o assunto precisa ser abordado para conscientização. “A palestra foi maravilhosa. O assunto é muito delicado e foi abordado de maneira muito sensível e por alguém que já viveu a doença. Isso torna o trabalho do Seconci ainda mais preciso e necessário como forma de prevenção para nós, mulheres”, falou Elisângela Rodrigues, técnica de segurança do trabalho da Península Residencial.

Além das palestras, o Serviço Social da Indústria (SESI-DF) disponibilizou alguns serviços para as trabalhadoras com oferecimento de exames de aferição de pressão, glicemia, além do autoexame nas mamas. “Nesse mês nós estamos com o circuito do bem-estar nas obras em parceria com o Seconci levando informação e atendimentos de saúde, além de cuidados sobre a mama para as trabalhadoras da construção”, conta a enfermeira do SESI-DF, Karoliny Bento.

Equipe médica do SESI-DF participa da campanha Outubro Rosa na Construção

Até o final de outubro, mais de 200 trabalhadoras da construção serão alcançadas pela ação do Seconci-DF com foco na prevenção do câncer de mama e nos cuidados com a saúde da mulher.

SUPERAÇÃO

Passar por um tratamento de câncer não é fácil. Quem teve que enfrentar a doença fala como a prevenção e o cuidado com a saúde é fundamental e possibilita o aumento de chances de que o tratamento seja menos doloroso e invasivo.

A técnica de enfermagem do Seconci-DF, Elen Teixeira, enfrentou o câncer de mama em plena pandemia do COVID-19 e hoje, curada da doença, conta como a vontade de viver e a detecção precoce contribuíram para o sucesso do seu tratamento. “Em 2019, eu descobri que estava com câncer e fiz o tratamento durante a pandemia. A médica me disse que minhas chances de cura eram grandes porque eu fui diagnosticada precocemente”, conta.

Veja, no vídeo abaixo, o relato da técnica de enfermagem do Seconci-DF:

Enviar mensagem no WhatsApp