Como melhor atender à Norma de Desempenho?

Patrícia Figuerêdo

Com o advento da Norma de Desempenho NBR 15.575/2013, o construtor pode ter uma série de dúvidas relativas à adaptação de seus empreendimentos aos novos preceitos. Pensando nisso, o Sinduscon-DF, em parceria com o Senai-DF e Senai-BA, oferece workshops e consultorias individualizadas, objetivando que as empresas possam adequar seus processos produtivos e administrativos à nova norma. Para a viabilização do projeto, é necessário que, no mínimo, seis empresas participem.

A implantação da NBR 15.575 será determinante para a elevação da qualidade técnica das obras brasileiras. “Esse projeto é importante para aculturar a empresa, pois aquela que não estiver dentro da norma, terá dificuldade de se adaptar ao mercado daqui a alguns anos”, alerta o diretor de Materiais, Tecnologia e Produtividade do sindicato, Dionyzio Klavdianos.

Para as empresas que tenham interesse em participar, o investimento será de R$ 5.063,00, que poderá ser dividido em 6 vezes de R$843,83. O curso é composto por sete workshops, seguidos de consultoria individualizada com as equipes de cada instituição. A duração é de aproximadamente 60 horas, distribuídas em oito meses de trabalho. O local dos treinamentos fica a critério do contratante.

Os interessados devem entrar em contato com a assistente técnica Cirlene Monteiro pelo telefone (61) 3234-8310, ramal 205 ou pelo e-mail dimat@sinduscondf.org.br. Mais detalhes sobre a parceria: Clique aqui.

Sobre a NBR 15.575/2013

De acordo com o guia orientativo elaborado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), a Norma de Desempenho NBR 15.575/2013 estabelece parâmetros, objetivos e quantitativos que podem ser medidos. Dessa forma, buscam-se o disciplinamento das relações entre os elos da cadeia econômica, a diminuição das incertezas dos critérios subjetivos (perícias), a instrumentação do Código de Defesa do Consumidor, o estímulo à redução da concorrência predatória e um instrumento de diferenciação das empresas.

Avaliar o desempenho dos sistemas construtivos é um avanço para o setor e constitui o caminho para a evolução de todos que compõem a cadeia da construção civil.