Governo federal aplicou 43,3% dos recursos previstos para o PAC até 2018

Assessoria de Comunicação da Cbic

Dos recursos previstos entre os anos de 2015 e 2018, 43,3% já foram investidos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), segundo balanço divulgado pelo Ministério do Planejamento no último dia 24 de fevereiro. Os dados consideram o que foi aplicado até dezembro de 2016, em um total de R$ 449,8 bilhões.

A maior parte dos recursos, R$ 165 bilhões, vieram do programa de Financiamento ao Setor Público Habitacional de Imóveis Novos e do Minha Casa Minha Vida (MCMV). O executado pelas empresas estatais representa R$ 107,2 bilhões; do setor privado - R$ 83 bilhões; do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social - R$ 89,3 bilhões; e de contrapartidas de estados e municípios - R$ 5,2 bilhões.

Em relação às áreas que fazem parte do PAC, no eixo de infraestrutura logística, as obras de duplicação e adequação de rodovias abrangeram 3.293 km, enquanto a pavimentação e construção de novas vias somaram 5.157 km.

As principais obras nos aeroportos foram a conclusão da infraestrutura do novo terminal de Vitória da Conquista (BA); do sistema de transporte de bagagens do Aeroporto Internacional Tom Jobim (RJ); a ampliação e a reforma do Aeroporto de São Luís (MA); a modernização e reforma do Terminal de Passageiros do Aeroporto Santos Dumont (RJ); as pistas do Aeroporto de Rio Branco (AC); e a reforma de pátios e pistas do Aeroporto de Confins (MG).

Em habitação, até 31 de dezembro de 2016, foram contratadas mais de 4,5 milhões de moradias por meio do programa Minha Casa Minha Vida, em 96% dos municípios brasileiros, e entregues mais de 3,2 milhões de unidades habitacionais, beneficiando cerca de 11 milhões de pessoas. Para acessar o balanço completo do PAC, clique aqui.

(Com informações do Portal Piniweb)