Indústria do DF ainda sente recessão econômica

Assessoria de Imprensa da Fibra

O desempenho da indústria brasiliense pouco se alterou de 2015 para 2016. Segundo dados da Sondagem Industrial do DF, o índice de evolução da produção fechou outubro de 42,4 pontos, frente aos 42,9 registrados no mesmo mês do ano anterior. A Utilização da Capacidade Instalada, por sua vez, apresentou leve melhora, passando de 62% para 63% na mesma base de comparação, mas ainda abaixo da média histórica (65,5%). O levantamento é realizado pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-DF) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A sondagem traz, ainda, informações acerca do emprego no setor. Em outubro, o indicador atingiu 45 pontos, contra 44,5 pontos em igual mês de 2015. Isso indica que o cenário não é muito diferente do vivido no ano anterior: o empresário ainda não está confiante o suficiente para retomar as contratações.

Os empresários continuam com perspectivas positivas para a Demanda por Produtos, indicador que ficou em 52,8 pontos em outubro. Há seis meses, o industrial está confiante para o aumento na demanda. Contudo, o empresário voltou a ficar cauteloso quanto à compra de matéria-prima nos meses seguintes (48,8 pontos) e ainda se sentem receosos em aumentar os postos de trabalho. As perspectivas quanto às exportações também caíram, ficando abaixo da linha divisória: (41,7 pontos).

Principais problemas

Os principais problemas enfrentados pelos empresários do DF no 3º trimestre deste ano foram a demanda insuficiente externa (48,4%) e interna (27,4%). Os entrevistados também reclamam da elevada carga tributária (21%). A inadimplência também entra na lista de preocupação dos empresários, com 19,4% das respostas.

Enviar mensagem no WhatsApp