Conceitos ligados à preservação do conjunto urbanístico de Brasília são apresentados no Sinduscon-DF

Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-D
F

Quando se discute o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), o tema tombamento gera dúvidas e debates. Ciente da importância do assunto para o setor, o Sinduscon-DF recebeu, na Reunião de Diretoria desta terça-feira (29), a conselheira Maria Emília Stenzel, representante do IAB-DF, para apresentar e esclarecer conceitos ligados à preservação.

Em sua palestra, a conselheira Maria Emília fez um histórico onde apresentou a origem de diversos conceitos recorrentes nas discussões sobre o PPCUB. Como exemplo, citou a questão da conservação, que, segundo ela, teve início com teóricos como John Ruskin. “Ele defendia que, se não resgatarmos ações do passado, atenderemos somente às urgências do período atual”, explicou.

Maria Emília também apresentou os princípios de restauração, defendido por Eugene Viollet-de-duc. Ela ressaltou que, neste conceito, a ideia não é preservar, mas restituir as condições mais puras. Ou seja, pode haver intervenção para recuperar o espírito da obra.

A conselheira ainda pontuou sobre autenticidade, neutralidade, reversibilidade, bem como noção de valor. Neste último, Brasília se encaixa, uma vez que foi construída com uma intenção específica, tornando-se a cidade com a maior área tombada do mundo (112,25 km² de bens do Patrimônio Cultural da Humanidade).

Ao final, os participantes puderam tirar dúvidas sobre o assunto. Para o vice-presidente da Indústria Imobiliária, João Accioly, entender o que é, qual o alcance, as implicações e para que serve o tombamento é fundamental para avançar e contribuir nas discussões do PPCUB, importante demanda do setor.

Enviar mensagem no WhatsApp