Para Brasília andar

Patrícia Figuerêdo

Programa de Mobilidade foi apresentado no sindicato

Ações e propostas que podem fazer a capital federal, literalmente, andar, foram apresentadas na noite desta terça-feira (8), no auditório do Sinduscon-DF. O programa Circula Brasília, lançado em maio deste ano, foi detalhado pelo secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno.

O presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho Ferreira, ressaltou a importância do evento. “É necessário que conheçamos as alternativas para superar as dificuldades que estamos enfrentando", disse. Na visão de Ferreira, as obras previstas no Programa de Mobilidade “trazem empregos, novos postos de trabalho, bem como uma multiplicação de atividades construtivas, dentro dos limites dessa circulação."

Com a palavra, Fábio Damasceno destacou que o principal desafio é aumentar a participação do transporte coletivo e não motorizado. De acordo com dados apresentados, o número de automóveis dobrou entre 2005 e 2015. A frota aumentou 99,63% (7,7% ao ano). Os indicadores ainda apontam que a taxa de motorização é de 1,77, ou seja, quase duas pessoas por veículo.

O Circula Brasília trabalha com três pilares: sistema de transporte coletivo, infraestrutura e mobilidade ativa. Segundo Damasceno, a idéia é a “integração entre os meios e não a concorrência”. Para o DF, ele afirmou que os BRTs são a melhor opção, devido ao menor custo de investimento e maior rapidez na conclusão. “Os VLTs e metrô também são alternativas, porém, além de custos mais altos, não transportam 50 mil pessoas por hora como o BRT”, ressaltou.

Dentre o conjunto de 80 ações previstas, com investimento de cerca de R$ 6 bilhões, há 11 terminais rodoviários que já foram entregues. Obras do Trevo de Triagem Norte e Ligação Torto Colorado são algumas que já foram iniciadas. As do Túnel de Taguatinga foram contratadas.

Representando a casa, estiveram presentes o 1º vice-presidente, João Carlos Pimenta; e o vice-presidente Ruyter Thuin. Também compareceram o presidente da Ademi-DF, Paulo Muniz; o presidente da Asbraco, Afonso Assad; o presidente do Crea-DF, Flávio Correia; o presidente do Crea-CE, Victor Frota, bem como estudantes e empresários do setor.

Representantes de entidades da construção civil reúnem-se com secretário de Mobilidade