Instituto Senai de Tecnologia oferece consultoria para construção civil

Assessoria de Imprensa da Fibra

Com o intuito de ampliar a competitividade da indústria do Distrito Federal, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na unidade de Taguatinga, abriga o Instituto Senai de Tecnologia (IST) da Construção Civil, que oferece consultoria em três relevantes áreas que contribuem diretamente na melhoria da indústria brasiliense. Os serviços são direcionados ao gerenciamento de resíduos, o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H) e a LeanConstruction, que refere-se à construção enxuta.

O IST ematendimento às normas da Resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil, oferece consultoria nogerenciamento dos resíduos sólidos. O serviço, realizado em 60 horas, auxilia na elaboração de um projeto para o gerenciamento dos resíduos; na capacitação da equipe técnica e administrativa da obra para a gestão dos resíduos gerados; nas soluções para segregação dos resíduose destinação responsável; na conscientização dos funcionários na colaboração e importância da coleta seletiva; na reciclagem de resíduos e o uso do agregado reciclado.

Com o objetivo de minimizar o custo total de um processo em geral, o IST oferece a consultoria Lean Construction, que visa o planejamento da produçãoparareduzir o custo de cada subprocesso separadamente e a eficiência produtiva de setores específicos.Com isto, é possível alcançarum menor custo e tempo no processo de construção. Em 120 horas de trabalho, os consultores identificam ações que possam aumentar a produtividade e a diminuição de ações desnecessária, comoa perda de tempo naespera de materiais e retrabalhos. Fatores estes que interferem, diretamente, no processo da produção de uma obra.

Já para garantir o produto final, o IST disponibiliza consultoria às empresaspara um sistema de gestão de qualidade, em atendimento aos requisitos do Sistema de Avaliação de Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC) do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-h). O serviço tem como foco a organização em torno da melhoria da qualidade da moradia, dos produtos e daeficiência dos processos, até a entrega do produto final.São realizados diagnóstico iniciais da empresa em relação à sistematização e padronização de seus processos; capacitaçãoda equipe técnica e administrativa da empresa nos conceitos doSistema de Gestão da Qualidade e padronização dos processos segundo aos requisitos exigidos pelo PBQP-H.

A consultoria em PBQP-H é feita em dois níveis. Basicamente, a diferença entre eles é a quantidade de requisitos exigidos em um e outro, e a quantidade de serviços e materiais controlados. No "nível A", com 104 horas de consultoria, são realizados os controles de 100% dos serviços executados e dos materiais utilizados. Já o "nível B", com 84 horas de consultoria, os serviços executados e os materiais utilizados, são controlados proporcionalmente de acordo com a quantidade total.

De acordo com a coordenadora do Instituto, Célia Leitão, todo produto de consultoria proposto pelo IST tem como objetivo principal elevar a qualidade, produtividade e competitividade do segmento da indústria. "A credibilidade do IST, vem de longa data em função da qualidade dos serviços prestados pelo laboratório da construção civil. Hoje as consultorias prestadas têm a mesma base de qualidade e é realizada por profissionais credenciados junto aos órgãos fiscalizadores, neste caso o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura", ressalta.

Ensaio e serviços

Além das consultorias, o Instituto Senai de Tecnologia da Construção Civil oferece diversos controles tecnológicos dos materiais usados nas construções, com o intuito de garantir a seguridade das obras. O serviço de controle tecnológico dos materiais consiste em checar, por meio de ensaios, a qualidade do material que será empregado na obra, com a finalidade de verificar principalmente sua durabilidade e resistência.

O espaço, localizado na unidade do Senai em Taguatinga, dispõe de laboratórios de concreto, aço, solos e agregados para concreto, cimento e calda de cimento, blocos de concreto, cerâmica e peças de concreto para pavimentação, argamassa de revestimento e colante e ambiente construído.

Todos os serviços, referente aos ensaios de controle tecnológico, podem ser consultados em portfólio eletrônico pelo link.

A coordenadora do IST salienta que durabilidade, qualidade e segurança são requisitos tão básicos quanto imprescindíveis numa edificação. "A fase estrutural da obra é o principal momento para garantir a segurança ao cliente. Assim, entende-se que o controle tecnológico assume função essencial, devendo ser aplicado desde a escolha e o recebimento dos materiais, passando pelo acompanhamento dos serviços e processos na obra, até a gestão dos ensaios em laboratórios", explica. Ela frisa, ainda, que a qualidade e a confiabilidade dos serviços executados pelo IST são assegurados através da implantação do Sistema da Qualidade NBR ISO IEC 17025; Treinamento intensivo de pessoal; Programas interlaboratoriais e Auditorias e Análises Críticas do Sistema da Qualidade.

Foto: Cristiano Costa