Como você quer sua cidade daqui a 20 anos?

Projeto “O Futuro da Minha Cidade” chega à Brasília no próximo dia 17 de novembro

Incentivar a sociedade a se tornar protagonista na gestão da comunidade em que vive, desenvolvendo soluções para a sustentabilidade. É com essa proposta que o projeto “O Futuro da Minha Cidade” chega a Brasília, no dia 17 de novembro. O evento, de iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), será realizado com o apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), no auditório da entidade.

Para a Cbic, as inovações e os saberes do século 21 convivem com as carências do século 19, como saneamento básico e moradia digna. O desafio está em concentrar estes dois mundos: o das soluções e o dos problemas. Para o presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho, isso só será possível com a união dos diversos setores da sociedade. “Haverá crescimento e desenvolvimento, mesmo que a longo prazo, se cada um dos segmentos avaliarem como estamos e onde queremos chegar”, ressaltou.

Diante dessa realidade, o projeto “O Futuro da Minha Cidade” questiona: como você quer sua cidade daqui a 20 anos? A iniciativa é baseada na experiência bem sucedida de Maringá-PR, por meio de seu Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem), que tem como finalidade propor e executar políticas de desenvolvimento econômico, social e planejamento urbano na região.

O presidente da Cbic, José Carlos Martins, frisou que o evento tem como propósito que as cidades brasileiras definam um novo modelo de gestão urbana que lhes confira identidade e vocação. “A participação do cidadão é fundamental: ele deve ser o protagonista, e não refém da mudança. Sua participação começa desde a definição da vocação da cidade até o monitoramento das políticas públicas”, afirmou.

Com consultoria do ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros; participação do presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese), Renato Correia; e do diretor-executivo da Open Knowledge Brasil e um dos criadores do Programa Cidades Sustentáveis (Rede Nossa São Paulo), Ariel Kogan, o evento começou há dois anos e já passou por 15 cidades.

A última edição foi realizada em Manaus (AM), no dia 6 de outubro. O projeto conta com a correalização do Sesi Nacional e patrocínio da Caixa Econômica Federal. As inscrições devem ser feitas neste link. Participe!

O Futuro da Minha Cidade

Data: 17 de novembro (quinta-feira)
Horário: a partir das 18h
Local: Auditório do Sinduscon-DF (SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 - 3º andar)