Pisos drenantes: alternativa econômica e sustentável para o futuro da construção

Patrícia Figuerêdo

Permeabilidade. Esta é uma questão muito debatida pelo setor. E se existisse uma alternativa que pudesse sanar o problema? A Grupotecno, uma das associadas ao Sinduscon-DF, apresentou, nesta quinta-feira (6), os pisos drenantes como uma solução econômica e sustentável, no auditório do sindicato.

Em nome do presidente da casa, Luiz Carlos Botelho Ferreira, o vice-presidente Administrativo-financeiro, Dionyzio Klavdianos, deu início ao evento. “A importância técnica desta palestra é a inovação. E este é o lema de nossa Diretoria”, ressaltou Klavdianos.

A NBR 16.416/2015, que trata sobre pavimentos permeáveis de concreto, foi apresentada pela professora da Universidade Católica Luciana Nascimento. Ela destacou alguns dos termos e definições que a norma traz, tais como pavimento permeável, estrutura permeável e coeficiente de permeabilidade.

O foco da empresa Grupotecno são as placas de concreto permeáveis, que eles batizaram como Drenatecno. Luciana Nascimento mostrou ensaios exigidos pela NBR 16.416/2015, que foram realizados com os produtos. “Os resultados mostram que, em todos os pré-requisitos, os materiais atendem à norma”, afirmou. Vale ressaltar que, em alguns pontos, até superaram os índices mínimos. Granulometria, infiltração, resistência à compressão e flexibilidade foram alguns dos testes realizados.

O diretor operacional da empresa, Fábio Caribé, que também faz parte da Diretoria do Sinduscon-DF, ressaltou que os pisos drenantes ainda são novidade no Brasil. Outros países já utilizam o sistema há mais de 30 anos. “Os materiais são a melhor opção para evitar escassez hídrica, no período da seca. E, em épocas chuvosas, previne enchentes e alagamentos”, explicou.

Segundo Caribé, a meta da empresa é a substituição de pisos comuns pelos drenantes. Ele explicou que, além dos benefícios de manter a carga de lençois freáticos e o controle do microclima, há redução no custo da construção, reparo e manutenção de águas pluviais e aparatos urbanos; diminuição da poluição de rios e lagos; ampliação da rede de atendimento com água potável, entre outros.

Os pisos drenantes podem ser aplicados em estacionamentos públicos para tráfego leve, calçadas e ciclovias, bem como paisagismo e urbanização de praças.

O evento reuniu cerca de 150 pessoas, entre diretores do Sinduscon-DF, representantes de órgãos do governo, empresários, estudantes e sociedade civil em geral. Ao final, a palestra foi aberta a debates.

Exemplos de pisos drenantes expostos no evento

Enviar mensagem no WhatsApp