Aberta nova consulta pública para PPP do Centro de Convenções - Portal Metrópoles

Portal Metrópoles

Na primeira tentativa, Tribunal de Contas sugeriu mudanças no modelo. Prazo para concessão foi reduzido e estacionamento subterrâneo saiu da proposta. Sugestões devem ser enviadas por e-mail ou entregues na Secretaria de Fazenda até a próxima segunda-feira (29), às 18h

Atendendo recomendações do Tribunal de Contas (TCDF), o Governo do Distrito Federal abriu nova consulta pública para os interessados na concessão do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Uma das mudanças na proposta de modelo de gestão é o tempo de parceria: caiu de 30 para 20 anos.

As obras iniciais que o concessionário deve fazer também mudaram. Em um primeiro momento, o parceiro ficaria responsável pela construção de restaurante, cozinha e estacionamento privado subterrâneo com mil vagas, ampliação do estacionamento público e manutenção da infraestrutura. O prazo para concluir os trabalhos era de dois anos. O restaurante e o estacionamento subterrâneo foram descartados no processo.

O concessionário também terá de trabalhar para melhorar a infraestrutura, o combate a incêndio e a vigilância eletrônica do lugar, renovar o sistema elétrico e de ar-condicionado, e reformar os banheiros. A vencedora do certame deverá, ainda, revitalizar a Praça dos Namorados para deixar a área totalmente apta a receber o público.

“Temos nos cercado de todos os cuidados para cumprir estritamente a legislação e garantir o máximo de transparência durante o processo”, afirma o subsecretário de Parcerias Público-Privadas, da Secretaria de Fazenda, Rossini Dias. “A ideia inicial não mudou. O governo pretende aumentar o potencial de ocupação do Centro de Convenções para fomentar o turismo e trazer emprego e renda”, completou.

Ao vencedor do processo está prevista receita aproximada de R$ 800 milhões. As seguintes fontes de faturamento poderão ser exploradas: alimentação áreas de exposição auditórios, comissões de contratos, estacionamento privado, internet e telefonia, publicidade on-line, salas multiúso e de apoio e serviços de recepção (como valet e credenciamento).

Localizado no centro do Plano Piloto, o Centro de Convenções foi inaugurado em março de 1979, sendo reformado e ampliado no ano de 2000 e reinaugurado em setembro de 2005. É um dos equipamentos mais modernos do Brasil, com capacidade para 9,4 mil pessoas e está implantado em uma área de 54 mil m², sendo 37.653,64 m² de área construída.

Abriga, entre outras áreas, 05 auditórios, 13 salas modulares para reuniões, cafeterias, sala VIP, balcão de credenciamento, camarins, um posto médico, áreas de exposições, dentre outros espaços. Dispõe de estacionamento com capacidade para 120 carros e 06 vagas para ônibus, além de vagas adicionais atrás da Ala Sul.

Apesar do imenso potencial, a estrutura carece de uma gestão arrojada, sobretudo na captação de eventos, para que retome a sua função de fomento do trade turístico, que é fonte geradora de oportunidades de negócios e de empregos direitos e indiretos, o que reforça o impacto positivo da atividade turística na economia do Distrito Federal.

Serviço:
Consulta pública da PPP do Centro de Convenções
Até 29 de agosto (segunda-feira), às 18h
Interessados podem enviar sugestões pelo e-mail ppp@fazenda.df.gov.br ou por escrito para o protocolo-geral da Secretaria de Fazenda (SBN, Quadra 2, Bloco A, Edifício Vale do Rio Doce, 9º andar, sala 902).