Demandas do setor são apresentadas ao governador Rodrigo Rollemberg

Patrícia Figuerêdo

Em busca de encontrar soluções para o resgate dos investimentos imobiliários e superar a insegurança jurídica, a Reunião de Diretoria da Ademi-DF, desta quarta-feira (17), contou com a participação do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. Empresários do setor, bem como o Sinduscon-DF estiveram presentes. Compensação Urbanística, Código de Obras e Edificações, Permeabilidade, Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) e Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) foram os principais assuntos debatidos.

O presidente da Ademi-DF, Paulo Muniz, reconheceu o esforço do governador na recuperação do DF. “Já chegamos a ter 13,3 mil projetos travados por falta de Habite-se. Agora, já liberamos mais de 9 mil”, pontuou. Segundo ele, a Central de Aprovação de Projetos (CAP) contribuiu com este avanço, mas ainda são necessárias mais pessoas qualificadas para otimizar o processo. Em sua fala, Muniz também destacou a importância do setor formal.

Hoje, a Ademi-DF e o Sinduscon-DF têm dois titulares e dois suplentes no Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan). Por questão de Lei, os postos não podem ser renovados. Ciente da importância das entidades no conselho, o presidente do sindicato, Luiz Carlos Botelho Ferreira, formalizou pedido para recondução aos cargos. “Temos que dar continuidade aos trabalhos. Nossa cooperação técnica tem produzido avanço nas decisões. Reduzir nossa presença é retirar uma força de trabalho necessária”, defendeu.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, recebeu as demandas e reiterou a relevância do diálogo do governo com o setor produtivo. “Que possamos nos unir para melhorar as condições de investimento, apontar os problemas e as dificuldades e construir, juntos, as alternativas”, afirmou. Para isso, ele propôs reuniões trimestrais com o setor.

Também participaram do encontro o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio; o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago Teixeira de Andrade; e a subsecretária da Central de Aprovação de Projetos, da pasta de Gestão do Território e Habitação, Adriany Lobo; bem como representantes da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap).

Enviar mensagem no WhatsApp