Público lota auditório do Sinduscon-DF em palestra sobre revestimento de fachadas

Na noite de ontem (10), o sindicato recebeu mais de 150 pessoas, entre associados, profissionais do setor e estudantes de Engenharia e Arquitetura, para a palestra “Desempenho de Revestimento de Fachadas pela Norma de Desempenho ABNT/NBR 15.575/2013”. As fachadas do Distrito Federal encontram-se em um nível crítico de patologia e as variações de umidade e temperatura da capital são as principais causas deste problema, além de produtos e aplicações inadequadas. O propósito do evento, realizado pela Votorantim Cimentos, com o apoio da entidade, foi, justamente, propor soluções para tal situação.

A primeira palestra foi realizada pelo engenheiro e professor da Universidade Católica de Brasília, Nielsen Alves, que apresentou os conceitos básicos da Norma de Desempenho ABNT/NBR 15.575/2013 e comentou sobre manutenibilidade, Vida Útil do Projeto (VUP) e durabilidade dos revestimentos. “A norma é um avanço muito grande para o mercado da construção e para os clientes”, reforçou. Sobre as diretrizes para o estabelecimento de prazos de garantia, o palestrante abordou as causas de fissuras em prédios. Deformação na estrutura, retração da argamassa, falhas na execução das alvenarias foram alguns dos motivos apontados.

Evento reúne mais de 150 pessoas, entre associados, representantes do setor e estudantes

A segunda apresentação foi ministrada pelo gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado na Votorantim Cimentos, Marcus Coimbra, sobre o tema “Métodos de Controle Inovadores: Argamassas Industrializadas”. O profissional mostrou três tecnologias fundamentais para a evolução do mercado da construção civil: argamassa projetada, modelo de impressão em 3D e termografia. “São sistemas racionalizados que geram resultados positivos para as construtoras”, frisou Coimbra.

Na termografia, por exemplo, a argamassa não precisa ser arrancada, evitando, assim, o estrago do revestimento. O procedimento inovador, que tira uma “foto” do local a ser analisado, consegue, por exemplo, mostrar defeitos de deslocamento no revestimento de argamassa e no alinhamento de fachadas, que não podem ser vistos a olho nu. “As novas tecnologias são importantes para identificar os problemas e trazer soluções para a obra”, ressaltou o vice-presidente do sindicato José Amaro Neto, que representou a Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat/Sinduscon-DF) no evento. Ao final, os participantes puderam tirar suas dúvidas com os profissionais e debater o tema.

Enviar mensagem no WhatsApp