Parlamentares participam da Reunião de Diretoria do Sinduscon-DF desta terça-feira (3)

Patrícia Figuerêdo

Com o objetivo de apresentar as demandas do setor e estreitar os laços com o Poder Legislativo, a Reunião de Diretoria do Sinduscon-DF, desta terça-feira (3), contou com a presença dos deputados distritais Bispo Renato Andrade (PR) e Wellington Luiz (PMDB). Desemprego, emissão de Habite-se, financiamento do BRB, Código de Obras (COE-DF) e pagamentos atrasados foram alguns dos pleitos pontuados pelo presidente do sindicato, Luiz Carlos Botelho.

Para o deputado Bispo Renato, o cenário no Distrito Federal não é nada promissor no momento. “As coisas só vão mudar se trabalharmos em conjunto”, afirmou. Segundo ele, não existe força maior do que se unir para mudar os destinos de uma situação. Ele ainda acrescentou que o segmento é a esperança para o DF. “Nossa economia não vai ser reaquecida se não for dada atenção especial ao setor produtivo”, defendeu.

O deputado Wellington Luiz acredita que o parlamento e o governo têm que aprender a ouvir. “Quem pode ajudar o Brasil a crescer é o setor produtivo. Quem gera emprego e impostos são vocês”, disse aos diretores presentes na reunião. Ele ressaltou que é importante que os representantes continuem apresentando as demandas ao parlamento. “É nossa obrigação fazer com que o setor cresça e volte a produzir”, afirmou.

Em relação à liberação de Habite-se, Botelho apresentou que, em janeiro de 2014, havia 14,5 mil unidades sem a carta. “Conseguimos a aprovação de algumas legislações que destravam essas licenças”, disse. Ele acrescentou que, atualmente, 8,8 mil unidades já contam com o Habite-se. “A expectativa é de que tenhamos mais 1,5 mil liberações nas próximas semanas”, frisou. Segundo ele, estes resultados são fruto da atuação do sindicato junto ao governo.

Sobre os projetos de lei de permeabilidade e compensação urbanística, o sindicato conseguiu que eles fossem encaminhados, com regime de urgência, para votação. “Se aprovados, teríamos de 30% a 50% de soluções”, disse o presidente da casa.

Ao final, os deputados garantiram apoio às demandas apresentadas e reafirmaram o compromisso da Câmara Legislativa do DF com o setor. Na ocasião, os diretores presentes também tiveram a oportunidade de pontuar demandas e questionar os deputados.

Enviar mensagem no WhatsApp