Cbic lança 21° Prêmio de Inovação e Sustentabilidade na Feicon Batimat em São Paulo

Cbic lança 21° Prêmio de Inovação e Sustentabilidade na Feicon Batimat em São Paulo
Compartilhe:

Assessoria de Comunicação da Cbic

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) lançou a 21ª edição do Prêmio Cbic de Inovação e Sustentabilidade na última sexta-feira, 15, em São Paulo, durante a Feicon Batimat. O prêmio conta com a correalização do Senai Nacional. Aberta a empresas, pesquisadores e estudantes de todo o país, a iniciativa reconhece e divulga projetos inovadores que contribuam para a modernização da indústria brasileira da construção.

“Lançamos o prêmio durante a Feicon Batimat como forma de homenagear a indústria fornecedora brasileira. A feira é o ponto alto da indústria fornecedora de materiais, que é quem apresenta as novidades. Já há boa procura na Cbic por interessados na premiação”, afirma o presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Cbic, Dionyzio Klavdianos. A expectativa da entidade é ter mais de 200 inscritos para esta edição. 

Além das já conhecidas categorias de Materiais e Componentes; Pesquisa Acadêmica e Sistemas Construtivos, o prêmio deste ano ainda terá duas novas classificações, que foram divulgadas durante o vídeo de apresentação: Gestão da Produção e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Tecnologia da Informação na Construção (TICs).

Os concorrentes deverão apresentar trabalhos envolvendo produtos e sistemas contendo soluções inovadoras e voltadas à modernização de processos construtivos, industrialização e aumento da produtividade, redução de custo, sustentabilidade e impacto social com ênfase em segurança e qualidade do trabalhador. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 12/05 a 30/09 exclusivamente pelo site.

Cartilha 

Durante a Feicon Batimat, a Cbic também lançou a cartilha “10 Motivos Para Evoluir Para o BIM”. O Building Information Modeling (BIM) é uma nova ferramenta tecnológica, composta por um conjunto de processos de modelagem. Empregando métodos de monitoramento e mensuração mais eficazes e capazes de otimizar o tempo de entrega, ela possibilita redução de gastos e maior controle sobre o progresso da construção. 

O BIM é aplicável a todo o ciclo de vida de um empreendimento: desde a concepção e conceituação inicial de uma edificação ou instalação, passando pelo desenvolvimento do projeto, construção e também após a obra pronta, entregue e ocupada. Já utilizado em diversos países, o BIM é exigido em processos licitatórios de países dos continentes europeu e asiático. 

A Cbic mantém, por meio da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), área específica para elaboração de estudos, orientação de empresas e promoção de capacitações profissionais para que o conceito de BIM seja disseminado e incluído nos projetos nacionais.

Voltar
Enviar mensagem no WhatsApp