Encontro em Foz do Iguaçu cumprirá pauta estratégica para o futuro da construção civil

Encontro em Foz do Iguaçu cumprirá pauta estratégica para o futuro da construção civil
Compartilhe:

Assessoria de Comunicação da Cbic

Os painéis das comissões técnicas estão organizados com uma missão especial no 88º Encontro Nacional da Construção (Enic): captar o momento que o setor da construção vive hoje e projetar seu futuro. O evento ocorre de 11 a 13 de maio, em Foz do Iguaçu-PR, com o objetivo de fomentar o debate em torno dos principais desafios da construção civil e do mercado imobiliário brasileiros, como o financiamento, novas modelagens de investimento, a melhoria do ambiente de negócios e o futuro do Programa Minha Casa Minha Vida.

Os painéis do Enic também atualizarão os participantes sobre ações estratégicas para aumentar a competitividade das empresas do setor; um panorama de temas como os impactos da norma de desempenho nas habitações de interesse social; as inovações impostas pela tecnologia 3D; cases inspiradores de sucesso na Europa com suas cidades do futuro; e o fortalecimento das iniciativas de compliance no setor.

O slogan do evento, “O futuro nós construímos”, mostra-se pertinente para a edição de 2016, realizada em meio ao cenário turbulento por que passam a economia e a política brasileiras, com influência direta sobre a cadeia produtiva da indústria. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), em parceria com o Sesi e Senai Nacional, vai reunir especialistas de todo o mundo para debater com os empresários brasileirosos principais temas do setor. Para o presidente da entidade, José Carlos Martins, o Enic de Foz do Iguaçu é uma grande oportunidade para o empresário se unir em defesa da construção. “A união faz a força, por isso precisamos nos organizar nesse cenário e, principalmente, estar preparados para as mudanças que nos esperam. Tenho certeza que os painéis do Enic de Foz do Iguaçu vão contribuir para essa consciência, que é necessária para todos os empresários”, alerta Martins.

Para o anfitrião do evento, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Oeste Paraná (Sinduscon Oeste-PR), Edson José Vasconcelos, o Enic discutirá a necessidade de uma adequação a uma nova realidade. “Torna-se fundamental fazer o link de como vamos interagir nesse novo cenário de reconstrução do país. Pela necessidade que se impõe, temos que criar uma pauta positiva e propositiva, algo muito maior do que os desafios impostos até agora à nossa geração”, diz Vasconcelos.

Nesta matéria, o Cbic Mais apresenta alguns dos conteúdos mais relevantes da programação das comissões técnicas, fóruns e banco de dados que serão levados ao Enic. Abaixo os destaques da Comissão da Indústria Imobiliária – CII; Comissão de Política de Relações Trabalhistas – CPRT; Comissão de Obras Públicas, Privatizações e Concessões – COP; Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade – Comat; Comissão de Meio Ambiente – CMA; Banco de Dados da Cbic; Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc); e o Fórum Nacional de empresas prestadoras de serviços.

A programação do Enic ainda traz uma novidade cultural para a 88ª edição: os participantes do maior evento do setor da construção poderão assistir à encenação da peça teatral “Morte acidental de um anarquista”, do escritor italiano Dario Fo, Prêmio Nobel de Literatura em 1997, com a participação do ator Dan Stulbach e grande elenco. A apresentação do espetáculo é uma das ações do Projeto Ética e Compliance na Construção, do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da Cbic.

Retomada do crescimento

O primeiro painel da Comissão de Obras Públicas, Privatizações e Concessões (COP/Cbic) será sobre o Ajuste Fiscal, PAC e retomada do crescimento, com a presença dos economistas Cláudio Frischtak (Inter.B Consultoria) e Gil Castello Branco (ONG Contas Abertas). Frischtak e Castello Branco vão apresentar seus estudos encomendados pela Cbic. Após apresentação, haverá debate moderado pelo presidente da COP, Carlos Eduardo Lima Jorge. Ainda no dia 12 de maio, haverá discussão sobre a revisão do sistemas Sinapi e Sicro. Representantes da Gepad/Caixa e do Dnit discutirão as especificidades e convergências dos sistemas.

Na sexta-feira (13), haverá discussão sobre a estruturação e o financiamento de projetos e parcerias. O consultor da GO Associados Gesner de Oliveira será um dos debatedores e a moderação ficará a cargo do presidente da COP. No painel 2, a COP propõe discussão sobre os Programas de Concessões. O convidado desse debate será o advogado Fernando Vernalha. Os expositores desse painel serão o Governo do Estado de São Paulo e o Ministério dos Transportes, com seus respectivos representantes. Todas as atividades da COP são realizadas em parceria com o Senai Nacional. 

Na Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas, haverá apresentação dos trabalhos do Comitê de Incentivo à Formalidade do Paraná que será realizado pelo coordenador do Comitê de Incentivo à Formalidade do Sinduscon-PR, Euclesio Finnati. O primeiro painel será sobre Gestão do Trabalho em tempos de crise, o primeiro palestrante será Fernando de Holanda Barbosa (Ibre/ FGV) e Ubiraci Espinelli Lemes de Souza (USP). Os palestrantes abordarão a questão do combateà informalidade, gestão e produtividade. Todas as atividades da CPRT são realizadas em parceria com o Sesi Nacional.

PPPs com foco na sustentabilidade

Mudanças climáticas e os reflexos para a indústria da construção é tema de painel da Comissão de Meio Ambiente (CMA/Cbic). A comissão da Cbic convidou um representante do Estado de Bande Wuttemberg, na Alemanha, para apresentar o case da cidade de Heidelberg, no bairro de Bahnstadt, que é modelo europeu em sustentabilidade. Além disso, serão lançadas duas publicações: Gestão de Recursos Hídricos na Indústria da Construção, que foi produzida por Orestes Gonçalves (Poli/USP), e Energias Renováveis na Indústria da Construção, realizada pelo consultor do Centro Brasileiro de Energia e Mudanças Climáticas (Cbem) Osvaldo Soliano.

Com o objetivo de mostrar que sustentabilidade também gera negócio, o governo dos Estados Unidos enviará um representante para mostrar novas formas de geração de energia. Parcerias públicoprivadas também são tema de painel na Comissão de Meio Ambiente. Quem fala é o representante da Confederação das Empresas da Província de Alicante na Espanha. Ele vai apresentar uma experiência de negócios em sustentabilidade em Alicante. A PPP foi realizada na gestão e valorização de resíduos. Todas as atividades da CMA são realizadas em parceria com o Senai Nacional.

Como a responsabilidade social pode transformar a estratégia de uma marca para o aumento da competitividade? O psicólogo e consultor em gestão empresarial Waldez Ludvig responderá a essa e outras questões na sua palestra magna no primeiro dia de evento. O hotsite “PCD na construção” será lançado e vai facilitar a vida dos empresários na contratação de pessoas com deficiência. Toda programação foi realizada em parceria com o Sesi Nacional. 

Na quinta-feira (12), a Comissão da Indústria Imobiliária – CII/Cbic tem o Desenvolvimento Urbano como tema para a primeira palestra, coordenada por Flavio Augusto Ayres Amary, presidente do Secovi-SP, com a participação de Arthur Parkinson e representante do Instituto Jaime Lerner. Os debatedores serão Claudio Bernardes, presidente do Conselho Consultivo do Secovi-SP, Ilésio Inácio Ferreira, membro do Conselho Consultivo da Ademi-GO, e Marcelo Terra, coordenador do Conselho Jurídico da Presidência do Secovi-SP.

Melhoria do ambiente de negócios

A Comissão da Indústria Imobiliária segue sua programação do dia 12 de maio com a palestra sobre Temas Relevantes de Insegurança Jurídica no Mercado Imobiliário. Participarão da palestra: Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP, como coordenador; Carlos Del Mar, membro do Conselho Jurídico da Vice-Presidência de Incorporação e Terrenos Urbanos do Secovi-SP, e o Desembargador Werson Rêgo, membro da 23ª Câmara Civel do Consumidor – Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro – RJ, são os palestrantes; José Carlos Braide Nogueira da Gama, vice-presidente da Área Imobiliária do Sinduscon-CE, Caio Carmona Cesar Portugal, presidente da Aelo e vice-presidente de Desenvolvimento e Meio Ambiente do Secovi-SP, Marcos Augusto Neto, presidente do Secovi-MS, serão os debatedores.

Em 13 de maio, a programação da Comissão da Indústria Imobiliária começa com o tema Habitação Popular no Brasil: presente e futuro, coordenado por Flávio Prando, presidente da CII/Cbic. Depois segue encontro com a economista Ana Maria Castelo, Superintendência de Estatísticas Públicas (SUEP) da FGV, que vai apresentar o estudo MCMV – Resultados Passado e Presente, com os seguintes debatedores: Carlos Henrique Passos, presidente do Sinduscon-BA, Fabio Nahuz, presidente do Sinduscon-MA, e Maria Henriqueta F. Alves, da Cbic. Finalizando o dia, ocorrerá o Debate sobre Futuro da da Habitação Popular no Brasil. Todas as atividades da CII são realizadas em parceria com o Senai Nacional. 

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade – Comat inicia o dia 12 com a apresentação da 21ª Edição do Prêmio Cbic de Inovação e Sustentabilidade por Dionyzio Klavdianos, presidente da Comat/Cbic. Seguindo a abertura da Comissão, Anielle Guedes, fundadora da Urban 3D, irá palestrar sobre A utilização da Impressão 3D em Construção Civil de Baixo Custo. Seguido pela palestra Possibilidades de tecnologias para impressão 3D na Construção Civil, com Juliana Martinelli, da InovaHouse 3D. O painel Inovação e Desempenho em Habitação de Interesse Social (HIS), com a presença de Fulvio Vittorino (IPT), finaliza o dia.

O segundo tema geral de quinta feira, Impactos da Norma de Desempenho na Indústria da Construção, começa às 16 horas com o tópico Check List do Empreendimento para atendimento à Norma de Desempenho apresentado por Alexandre Mourão, do Sinduscon-CE. Marcos Galindo (SiAC-PBQP-H) e Roberto de Souza (CTE) serão os palestrantes dos temas A importância do PBQP-H para as construtoras e Panorama atual e desafios da Norma de Desempenho, respectivamente.

Regularização na Receita Federal


No segundo dia de apresentações da Comat (sexta-feira), a 21ª Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade é apresentada por Dionyzio Klavdianos, presidente da Comat/Cbic. O Guia de Implantação BIM para construtoras/incorporadoras será apresentado pelo consultor em BIM da Cbic, Wilson Catelani. Após lançamento do guia, haverá debate liderado por André Montenegro (Sinduscon-CE), José Maria Vasconcelos Soares (Sinduscon-Maringá) e Paulo Sanches (SindusCon-SP).

Finalizando o dia 13, ocorrerá a Entrega e pós-entrega de edificações. Lílian Sarrouf, consultora do SindusCon-SP, vai apresentar O Guia de Boas Práticas para Entrega de Empreendimentos. Seguindo com a apresentação sobre Responsabilidades jurídicas na assistência técnica, Carlos Del Mar, consultor Secovi-SP. E Roberto Matozinhos, líder do GT de Acompanhamento de Normas Técnicas-Cbic), encerrará o dia com O Catálogo de Normas Técnicas de Edificações – edição 2016. Para conferir a programação da Comat, clique aqui. Os painéis contam com a parceria do Senai Nacional.

O painel do Fórum Nacional de Empresas será moderado pelo presidente do Fórum, Luiz Fernando Pires, e terá como tema a Valorização da engenharia e a transparência nas relações como fator de sucesso na implantação de projetos. O painel será aberto pela temática Planejamento integrado no âmbito da gestão compartilhada. Após apresentação haverá uma mesa redonda. 

O economista chefe do Banco de Dados da Cbic, Daniel Furletti, promove no primeiro dia de evento um encontro técnico com os responsáveis pelo cálculo do Custo Unitário Básico (CUB/m2) de todo o País. Já no dia 13, haverá palestra com Ivanete Tânia Silva Gontijo Figueiredo, da Receita Federal do Brasil sobre Regularização de obras junto a Receita Federal do Brasil incluindo a utilização da aferição indireta com base no CUB/m2. Após debate com a servidora da Receita, os economistas Daniel Furlerti e Ieda Vasconcellos vão discutir com os presentes sobre os desafios e perspectivas da conjuntura econômica nacional e construção civil. 

Voltar
Enviar mensagem no WhatsApp