Sinduscon-DF participa de congresso sobre saúde e segurança no trabalho

Patrícia Figuerêdo

O VII Congresso Nacional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria na Construção (Cmatic) começou na última terça-feira (12) e tem trazido diversos debates relacionados à saúde e segurança do trabalhador. Nesta quinta-feira (14), o Sinduscon-DF, representado por seu diretor de Política e Relações Trabalhistas (DPRT), Izidio Santos, participou como relator de um painel e coordenador de mesa de uma palestra.

Pela manhã, o evento contou com o painel internacional “O meio ambiente na construção civil: uma perspectiva internacional”. O painelista foi o diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT/Brasil), Peter Poschen, que destacou que os edifícios são responsáveis pela geração de 30% do gás carbônico (CO2) emitido. “O setor tem papel fundamental na redução das emissões dos gases e, consequentemente, contribuiria para causar menos impactos”, destacou.

Poschen ainda acrescentou que as edificações consomem de 25 a 40% de energia. “Com ações que visem economizar energia, as emissões de CO2 também diminuíram”, explicou. Segundo ele, há várias formas de contribuir com a sustentabilidade. Como exemplo, ele destacou a inclusão de aquecedores solares nos imóveis do Minha Casa Minha Vida. “Reduziria os gastos energéticos e a emissão de gases e poderia gerar 30 mil empregos”, afirmou. Poschen concluiu assim que, a construção verde, além de contribuir com o meio ambiente, ainda tem impacto na geração de emprego.

O painel contou com os debatedores: procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no DF, Alessandro Santos de Miranda; o diretor do Secovi-SP, Yves Mifano; e o diretor da Nova Central Sindical de Trabalhadores, José Reginaldo Inácio. O relator foi o diretor do Sinduscon-DF, Izidio Santos.

Logo após o almoço

“Micro, pequenas e médias empresas da Indústria da Construção: como sobreviver diante da crescente complexidade das normas de Segurança no Trabalho?”. Foi com esse tema que o consultor em Engenharia de Segurança no Trabalho, Sérgio Antônio, apresentou os principais desafios trazidos pelas Normas Regulamentadoras (NRs).

O palestrante Sérgio Antônio explicou de maneira bem interativa e didática sobre o bombardeio de regras existentes. Segundo ele, a complexidade destas normas dificulta o trabalho dos micro e pequenos empresários. “Existem cerca de 2,5 mil itens que as empresas têm de atender e cumprir, dependendo da área de atuação”, explicou.

Para tentar amenizar as dificuldades, ele destacou que é necessário planejar, programar ações e reprogramações. “Entenda o assunto e contrate, individual ou coletivamente, um profissional de Segurança e Saúde no Trabalho para atender às normas”, sugeriu Sérgio Antonio. Para finalizar, ele questionou aos participantes: “Assumir ou correr riscos?”.

O diretor Izidio Santos, coordenador de mesa, tem uma pequena empresa e concordou que as normas são um desafio. “Estas palestras e eventos são sempre importantes para que possamos debater e avançar sobre os temas de interesse do setor”, afirmou.

Gilberto Costa, Izidio Santos e Sérgio Antônio

Veja aqui a cobertura anterior do evento.