Pelo bem do trabalhador

Yasmin Almeida

Abertura do VII Cmatic levanta discussão sobre melhorias das condições de trabalho na construção civil

Um ambiente de trabalho seguro só traz benefícios. Bem-estar e proteção do trabalhador, melhoria da produtividade e o mais importante: preservação de vidas. Este foi o ponto principal da abertura do VII Congresso Nacional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria na Construção (Cmatic) que visa discutir melhorias na segurança e saúde dos trabalhadores do setor. Segundo o presidente da Fundacentro, realizadora do evento, nas construções das arenas esportivas para a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, foram registradas 14 mortes e, este ano, no preparo das Olimpíadas, o número já está em 11 óbitos. Luiz Henrique Muller ainda ressaltou a necessidade de discutir os fatores que continuam a levar os trabalhadores à incapacidade e a morte. “Certamente, esse congresso vai ajudar na diminuição dos acidentes de trabalho”, frisou.

O Sinduscon-DF, que sempre busca investir em educação por meio de cursos e eventos orientativos nesta área, não hesitou em apoiar o evento. Com a palavra, o diretor de Política e Relações Trabalhistas do sindicato, Izidio Santos, explicou que o evento tem o objetivo de promover conhecimento no ambiente de trabalho de uma forma tripartite. “A discussão entre empresários, trabalhadores e governo é fundamental para termos avanços. Os números de acidentes vêm diminuindo ao longo dos anos e acredito que seja justamente em função de iniciativas como estas”, reforçou.

Este ano, a cidade de Brasília foi escolhida, pela primeira vez, para sediar o evento, que tem como tema principal “Inovações Tecnológicas na Indústria da Construção: Construindo Novos Rumos em Segurança e Saúde no Trabalho”. O presidente em exercício do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, elogiou o tema do congresso. “Utilizar a tecnologia para proporcionar mais segurança é o melhor caminho. Não podemos mais ter uma construção que oferece riscos ao trabalhador”, ressaltou.

O secretário-adjunto de Infraestrutura e Serviços Públicos, Maurício Canovas, compareceu à solenidade representando o secretário Júlio Peres, que enviou uma mensagem aos participantes. Para Peres, discutir a segurança nos canteiros de obra, a qualidade de vida e o bem-estar do trabalhador da construção civil é de grande importância para o contexto atual.“Trabalhar em um ambiente seguro faz com que os funcionários realizem cada vez melhor suas tarefas, gerando um ambiente mais organizado e produtivo”, destacou.

O coordenador do VII Cmatic, Paniel Pacheco, afirmou que o intuito do congresso é discutir de que forma as inovações tecnológicas podem contribuir, não apenas para o desenvolvimento econômico, mas, acima de tudo, para preservar vidas. “Temos que trabalhar unidos pelo bem dos trabalhadores. Eles são nosso maior patrimônio e a nossa maior conquista”, concluiu.

Também participaram da solenidade o secretário Especial do Trabalho, José Lopez Feijoó, representando o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto; o coordenador do Comitê Permanente Nacional (CPN), Jorge Morais; o secretário-adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour; o coordenador de Normatização em Segurança e Saúde do Trabalho, Rômulo Machado, representando a secretaria de Inspeção do Trabalho; o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (Contricom), Francisco Chagas; e o presidente do Seconci-DF, Deyr Corrêa.

Enviar mensagem no WhatsApp