Diretoria que conduzirá a Fibra até 2022 é empossada

Anna Halley
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
Fotos: Nilson Carvalho / Sistema Fibra

Na noite desta sexta-feira, 21 de setembro, em reunião do Conselho de Representantes da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), tomou posse a Diretoria que administrará a entidade a partir de 1° de outubro. Jamal Jorge Bittar, que preside a entidade desde 2014, foi reconduzido ao cargo. Pedro Henrique Achcar Verano será o novo vice-presidente. O mandato é de quatro anos.

Antes de abrir a 216ª reunião do Conselho de Representantes, convocada para a posse, o presidente pediu um minuto de silêncio para homenagear Luiz Carlos Botelho, que morreu no começo de julho. Botelho era presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e, na Diretoria eleita, ocuparia o cargo de delegado representante suplente junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI). “Era um representante ativo desta casa, na qual já está fazendo falta. Ele nos ajudou muito na alteração do estatuto e na composição desta chapa”, disse Jamal.

O presidente lembrou que a cerimônia de posse coincidiu com o dia do 46° aniversário da Fibra e agradeceu àqueles que fizeram parte da Diretoria cujo mandato se encerra em 30 de setembro. Também destacou o trabalho da comissão eleitoral pela condução do processo. À nova Diretoria, pediu espírito colaborativo. A eleição ocorreu em março, com a participação dos presidentes dos nove sindicatos aptos a votar.

Além de administrar a Federação em conjunto com os diretores, o presidente tem responsabilidades com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-DF), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) e com o Serviço Social da Indústria (Sesi-DF). Ao lado da Federação, essas entidades compõem o Sistema Fibra. O presidente da Fibra é também presidente do Conselho Regional do Senai-DF e diretor regional do IEL-DF e do Sesi-DF.

A Fibra, fundada em 1972, tem a missão de fortalecer o setor industrial do Distrito Federal. São dez sindicatos filiados: Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF); Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF); Sindicato da Indústria de Artefatos, Cimento e Concreto do Distrito Federal (Sindarcon-DF); Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (Sindimam-DF); Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (Siab); Sindicato das Indústrias de Beneficiamento, Moagem, Torrefação e Fabricação de Produtos Alimentares de Origem Vegetal do Distrito Federal (Sindigrãos-DF); Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste-DF); Sindicato das Indústrias Fabricantes e de Reparação ou Manutenção de Máquinas, Aparelhos e Equipamentos Industriais, Elétricos e Eletrônicos do Distrito Federal (Sindeletro-DF); Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (Sindigraf-DF); e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Distrito Federal (Simeb-DF).

Diretoria da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) – 2018-2022

Presidente: Jamal Jorge Bittar
1º Vice-Presidente: Pedro Henrique Achcar Verano
2ª Vice-Presidente: Danielle Cristine Ribeiro Bastardo