Construindo Laços: Amanco Wavin apresenta solução para captação de águas pluviais

Mia Andrade

Nesta quarta-feira (28), o Sinduscon-DF, em parceria com a Amanco Wavin Brasil, realizaou o evento “QuickStream – Mais eficiência e economia na captação de águas pluviais”. O encontro faz parte dos eventos técnicos do projeto Construindo Laços, lançado em abril de 2020 e contou com a participação do engenheiro regional de serviços técnicos Centro-Oeste e Norte na Amanco Wavin, Fernando Ferreira e da engenheira de aplicação do sistema QuickStream, Alexsandra Ramos.

O diretor de materiais, tecnologia e produtividade (DIMAT) do Sinduscon-DF, Renato Cortopassi, fez a abertura do evento falando sobre o sistema inovador. “É como mágica, tive a oportunidade de ver um pouco sobre o funcionamento e posso dizer que é bem diferente dos sistemas já utilizados.”

Em seguida, com a palavra, o engenheiro de serviços técnicos Fernando Ferreira explicou sobre a Amanco Wavin e seu trabalho no Brasil, além de apresentar outros produtos da empresa. Antes de iniciar a explicação sobre o sistema da QuickStream, Fernando falou sobre o BIM, que tem auxiliado a empresa a inovar.

“Anteriormente, nós tínhamos a tecnologia CAD em que você tem os projetos e pranchas em 2D. Então saímos do nanquim e fomos para o CAD e foi uma grande revolução e agora temos o BIM. Nessa nova tecnologia, ao bater os olhos você já consegue ver o que é uma edificação com pavimentos, infraestrutura, superestrutura na infraestrutura; o tipo de fundação que foi aplicada; as paredes de contenção; o subsolo e etc. Tudo isso traz empenho na entrega da obra e redução de custos”, apontou o engenheiro.

Após a introdução, foi a vez da engenheira de aplicação, Alexsandra Ramos falar exatamente o que é o QuickStream. “É um sistema sifonado de drenagem para captação pluvial. Entre os componentes estão tubos e acessórios de PVC, que testamos em laboratório para saber se suporta a pressão negativa da tubulação; um sistema de bocais e suportes de metal e é testado de acordo com as normas internacionais”.

A engenheira de aplicação explica que alguns dos benefícios de se usar o sistema QuickStream são o uso de tubos de menor diâmetro e em poucas quantidades; não querer inclinação nos tubos; utiliza um sistema de autolimpeza e requer menos trabalhos de escavação e aterro para ser aplicado. Alexsandra aproveitou o momento e apresentou vídeos exemplificando o uso do produto em obras por todas as regiões do país.

Para conhecer mais sobre os produtos da Amanco Wavin Brasil, basta acessar o site: https://www.wavin.com/pt-br