Fla x Flu

Dionyzio A. M. Klavdianos
Vice-presidente Administrativo-financeiro do Sinduscon-DF
Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat)

O tipo de acabamento utilizado na obra não pode ter sido a razão do elevado custo da construção do novo estádio de Brasília; cimentado liso no piso, bancadas em granito cinza andorinha, forro mineral acústico simplesinho, divisórias melamínicas nos banheiros... mais espartano impossível.

O corrimão da escadaria de acesso ao estádio, de ferro de 1 1/2 e pintado em esmalte, já está enferrujando. Caberia um mais robusto e em alumínio.

Na época da construção, a carência de mão de obra era tamanha. Isto, mais a correria para se atender ao cronograma, podem explicar os descuidos com o acabamento.

Na Folha de São Paulo, de 31 de fevereiro, o colunista Paulo Vinícius Coelho mostra-se preocupado com o futuro destes estádios. “Menos de dois anos depois da Copa, o Brasil começa a correr o risco de perder o único legado que sobrou: os estádios”. O mote da resenha é o temor com o iminente retorno do Maracanã às mãos do Estado.

Está escrito na coluna do jornalista: “se as operações forem feitas por quem negligência a complexidade da manutenção, os estádios podem estar sucateados em três anos”, diz o presidente do Maracanã, Sinval Andrade.

Ao acrescentar apenas o fato de que não são só os novos estádios que padecem deste destino.

Quatro anos depois da tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria, que matou mais de 200 pessoas intoxicadas ou pisoteadas, o Inmetro (Instituto Nacional de Meteorologia) regulamentará uma normativa que classificará os tipos de materiais e respectivos gases expelidos em combustão, utilizados em placas de isolamento acústico e térmico.

A avaliação é unânime, se tivessem seguido a norma técnica, nada daquilo teria acontecido.

Demoramos para assimilar as lições...

Na saída do Fla x Flu, milhares de pessoas vão se afunilando pelo mesmo portão de cerca de 5 metros de largura, que terá de dar vazão, em 15 minutos, ao fluxo que levou seis horas para escorrer na entrada.