Bons tempos, hein!

Bons tempos, hein!
Compartilhe:
Dionyzio A. M. Klavdianos
Vice-presidente Administrativo-financeiro do Sinduscon-DF
Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat)
 
Encontro, por acaso, um amigo engenheiro do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-DF), que logo no preâmbulo procura saber do meu pai, “vai bem, obrigado!”. 
 
Outrora, foram concorrentes no ramo de instalações e posteriormente nos prestou relevantes serviços como projetista, excelente técnico que é. 
 
Não tem como a conversa não descambar para a crise que assola o setor da construção, crise que vem arruinando empresas decanas. Em segundos listamos algumas. Ocaso provocado por um misto formado por desrespeito do governo, que não honra contratos, e organização limitada das empresas, o que limita o raio de ação delas a obras regionais, tornando-as reféns de cliente único. 
 
Segundo ele, embora editais  sejam lançados, "não aparece ninguém para a abertura de propostas". É como morrer de sede cercado de mar, empresas sem obra e concorrências desertas. 
 
Me lembrou o Sr. Manoel Almeida, ex-presidente do Sinduscon-DF, que uma vez me contou que antigamente precisavam convocar com urgência algum colega empresário para levar correndo uma proposta para a concorrência pública. Do contrário, seria anulada devido a presença de um único concorrente. Nesse caso, havia era pouca empresa para muita concorrência, o preço era justo para os dois lados e o contrato honrado. 
 
Voltar