Área mínima

Dionyzio A. M. Klavdianos
Vice-presidente Administrativo-financeiro do Sinduscon-DF
Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat)

Havia perdido de vista a matéria da Folha que abordava o lançamento do apartamento de menor área do país, 14m², batendo recorde brasileiro cravado dois anos atrás, 19m². A autora das duas proezas é a construtora e incorporadora paulista Vitacon.

Estava lá… 17 de outubro.

O que me motivou ao resgate foi a discussão que tivemos ontem, 10 de novembro, na reunião de diretoria acerca de um dos tópicos do Código de Obras aqui de Brasília, que está sendo revisado. Segundo o corpo técnico do governo, a área mínima para que um apartamento de dois quartos possa fornecer condições mínimas de dignidade ao morador gira em torno de 48m². Pouco menos, 46m², se o critério for atendimento à NBR 15575 - norma de desempenho -, e NBR 9040 de acessibilidade.

Nossos representantes no conselho que trata da revisão do código opinam que a lei não deveria estabelecer limite algum, o mercado é quem deveria expressar-se acerca do que julga ser melhor ou mais adequado.

É assim também que pensa o presidente da Vitacon, Alexandre Frankel: "Pensamos na pessoa que mora fora de São Paulo, ou alguém que trabalha ali perto e precisa de uma base para dormir porque fica três horas no trânsito todos os dias. Achamos que ele pode ser bom a ponto de ser uma solução para a vida da pessoa e trazer mais qualidade de vida para ela." O prédio será construído no tradicional bairro do Bom Retiro.

Em essência, o discurso social dos técnicos do governo de Brasília é idêntico ao do capital, promulgado pelo empresário, afinal, não é nada digno enfrentar três horas diárias de trânsito no deslocamento casa-trabalho.

Na matéria, o jornalista compara a área do apartamento a de uma van sprinter da Mercedes, que mede 7,35 metros de comprimento por 1,993 metro de largura. O apartamento é mais barato. A versão mais em conta custa R$ 89 mil reais. Já a van, não sai por menos de R$ 100 mil reais. Minha mãe usa uma destas para suas idas ao sítio e não me parece tão apertada assim.