Escovar os dentes

Dionyzio A. M. Klavdianos
Vice-presidente Administrativo-financeiro do Sinduscon-DF
Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat)

O Sinduscon-RS recebeu um dos prêmios do fórum social no 87° Enic pelo trabalho de recuperação de monumentos históricos da cidade de Porto Alegre. Louvável!

Pergunto ao motorista de táxi para onde é que mais transporta os hóspedes do hotel, “Restaurante”, me responde. Desconfiava.

Restaurante, shopping, resorts, ou o carnaval chamam mais a atenção do turista do que o centro velho da cidade, que se desmilingue a olhos vistos.

Na orla, as obras do calçadão evoluem a todo o vapor. Bem mais fácil de fazer que o restauro de uma igreja centenária.

Frustrou-me ver a quantas anda a tal reabilitação da Rua Chile, a primeira do Brasil, iniciada a partir da reforma do centenário hotel Excelcior e relatada no post: https://paraconstruir.wordpress.com/2015/06/06/joao-pessoa-pobre-centro-historico/. Embora pertecente à iniciativa privada, a quantidade de placas do governo na fachada é superior à de qualquer obra de restauro que vi no Pelourinho, patrocinadas pelos órgãos públicos Todas, inclusive a do hotel, aparentam despreparo técnico na execução.

A placa do Iphan informa que os casarões de nº 32 e 34 (fotos abaixo) serão restaurados. Agora que já não existem mais.

Como os dentes de uma boca mal cuidada, as casas vão caindo aos poucos, à espera do dia em que a impressora 3D do professor Khoshnevis, palestrante do 87º Enic, possa finalmente fazer os implantes necessários a uma velocidade média de 1 casarão / dia.

No Estadão do dia 27 de setembro, a notícia de que obesidade já se destaca problema de saúde mundial, maior que alcoolismo e fumo. É bom que a prefeitura termine logo as obras dos calçadões.

Quanto aos fieis, resta rezar para que o Vaticano adote ao menos as da Ordem de São Francisco. Dá dó.