Dia 03 - Abu Dhabi - Qual cidade é a do futuro?

Dia 03 - Abu Dhabi - Qual cidade é a do futuro?
Compartilhe:
Dionyzio A. M. Klavdianos
Vice-presidente Administrativo-financeiro do Sinduscon-DF
Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat)
 
 
A cidade de Masdar faz parte do projeto do mesmo nome, significa “fonte” em árabe, patrocinado pelo governo de Abu Dabhi e que tem como objetivo um mundo futuro movido à energia limpa e renovável. 
 
Projetada pelo renomado escritório britânico de arquitetura Norman e Foster, hoje só Foster, a cidade mescla alternativas de construção históricas e inerentes às tradições do povo árabe com muita tecnologia. O resultado desta miscelânea é o convívio da milenar torre de vento, que traz frescor e umidade à praça, e painéis solares de captação e geração de energia elétrica. 
 
A previsão é que no ano de 2030 a cidade ocupe toda a área de 6 km2 prevista para o assentamento  e conte com população de 50 mil moradores fixos e cerca de 100 mil temporários que para lá se deslocariam com o intuito de trabalhar, estudar  ou simplesmente interagir. Hoje lá residem apenas 500 estudantes de mestrado e doutorado  de cerca de 30 países universidade é uma parceria entre governo e o M.I.T. Massachusetts, mas ja ha Lojas, restaurantes, bancos e até uma grande sede da Siemens funcionando.
 
Havia sido apresentado ao projeto cerca de cinco anos atrás por ocasião de uma visita ao escritório do projetista, portanto a expectativa era grande. Ver parte do projeto realizado causou certa emoção, todavia o fato da “cidade” ainda estar bastante inabitada frusta um pouco. Em que pese a proximidade com a capital a impressão que nos dá é que seja apenas um povoado, sem povo, destes que estão desaparecendo pelo mundo afora, graças inclusive à selva de pedra (na verdade aço e vidro) que acabáramos de conhecer no centro da cidade capital.
 
Contradições do ser humano, milhões numa cidade do futuro, onde se prega uma vida simples e sustentável como a de ancestrais e bilhões numa cidade do presente que arrasa deserto e vegetação para construção de literalmente uma floresta Amazônica, desculpem o trocadilho,  tamanho o tamanho das “árvores”.
Voltar