Muro de arrimo

Dionyzio A. M. Klavdianos
Vice-presidente Administrativo-financeiro do Sinduscon-DF
Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat)

A placa da construtora me chamou a atenção, mais ainda por causa do local inusitado onde estava instalada. Abaixo da caixa de incêndio de uma das entradas do prédio, centímetros acima do rodapé. Uma placa de alumínio de 30 x 30 cm de muito, escrito MÉTODO. Parecendo coisa de grife, um detalhe que se apresenta apenas a entendidos do assunto.

A senhora que nos ciceroneava entendeu logo a boa impressão que causara a descoberta. "- já viram o tamanho do muro de arrimo que tem lá atrás? Foi uma das duas únicas empresas de fundação do país com Know-How para tal tipo de obra que foi a contratada". Não sossegou enquanto não nos apresentou a maravilha. "- Nao me recordo do nome, tenho lá comigo o cartão". Tornaria a lamentar o esquecimento no momento do aperto de mãos de despedida. "- Mando junto com a proposta!"

Dera de cara mais uma vez num muro de arrimo em pouco mais de uma semana. O primeiro estava com uma trinca vertical feia aparente, parecia que o período intenso de chuvas inchara o talude a suas costas e que o mesmo começara a ceder sob a ação do peso.

Pequenos detalhes. A grama de proteção estava rala, caminho aberto para o mato graçar e água infiltrar. Será que um geotécnico elaborou o projeto deste muro? Ou enganados por sua altura lá no começo, baixinho, acharam que uma solução caseira daria conta do taludao que nele se apoia?

Muitas patologias em obras, quando não graves acidentes, acontecem a partir de medidas ingênuas tomadas pela equipe de obras.