Jardim Mangueiral

Dionyzio A. M. Klavdianos
Vice-presidente Administrativo-financeiro do Sinduscon-DF
Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat)

Na semana passada li não sei se na Folha ou Estadão o que o governo federal tem débito de R$ 1,5 bilhões de reais, relativos ao PMCMV, a ser quitado junto às construtoras.

Um misto de crise econômica, inapetência administrativa e confusão política pode fazer malograr um dos mais importantes programas sociais do país.

Da rodovia não dá para enxergar o Jardim Mangueiral, que fica numa baixada. A sinalização não ajuda.

A avenida de acesso nos conduz por um ermo de cerrado e então começam a apontar alguns prédios. Aos poucos o novo bairro se apresenta. A estrada interna de acesso, estreita e já recapeada, frusta, isto e mais o vazio de espaços reservados para comércio, há um ou dois prontos  e outro em construção, dá impressão de desalento. Mas é só a primeira impressão.

As ruas estão todas lá, casas gêmeas, quintais abertos, grama Esmeralda, bicicletas largadas em frente às casas, crianças brincando. O conjunto lembra, sem demérito algum, aqueles bairros de subúrbio americano que assistimos em desenhos animados.

Condomínio fechado, portaria, segurança. Igualzinho aos condomínios, boa parte ilegais, com os quais faz fronteira.

Quando o estado quer, pode sim fazer algo muito bem feito.

Lindo o Jardim Mangueiral.