Dionyzio A. M. Klavdianos
Vice-presidente Administrativo-financeiro do Sinduscon-DF
Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat)

Em primeiro de março de 2010 escrevi o primeiro boletim técnico da Comat e questionado por um leitor (aconteceu de ter havido um) sobre a possibilidade de eventual interação, tive a ideia de criar um blog para que gente como ele pudesse dar continuidade à eventual discussão suscitada.

O blog surgiu no início de abril daquele ano e ontem, 22 de março, quando publiquei o post denominado casamento sobre o vai e vem da fusão Holcim e Lafarge-veio a informação do site que me hospeda ser aquele o milésimo da minha carreira. Qualidade à parte, não deixa de ser uma marca antológica e da qual passo a me orgulhar, 1000 posts em 5 anos.

O tema do primeiro boletim ainda é bastante atual. No texto “o dilema dos engenheiros”, o professor Eugenio Mussak como que lamentava o fato  do engenheiro sair bem formado tecnicamente da escola, mas carente de fundamentos sobre gestão de pessoas e liderança. Concluía  que, embora o concreto (+aço=concreto armado) tenha sido responsável pela revolução na engenharia no início do século 20, colocando em pé toda uma gama de projetos de arquitetura, a gestão também tinha ajudado a  viabilizar o sonho dos empreendedores.

Semana passada aconteceu de deparar-me com um estagiário de engenharia que não sabia definir a área de impressão de uma planilha eletrônica. Julguei grave o fato de sua  faculdade ainda não tê-lo desafiado, ou oferecido condições, a dominar importante recurso.

No artigo de cinco anos atrás o professor lamentava o fato do profissional recém formado apenas dominasse os rudimentos técnicos do ofício. Particularmente já achava  à época que ele reclamava de barriga cheia, hoje então, nem se fala.