Agenda 2015

Dionyzio A. M. Klavdianos
Vice-presidente Administrativo-financeiro do Sinduscon-DF
Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat)

Antigamente as agendas que recebíamos eram de um único tipo, capa alcochoada de plástico que imita couro, padrão único de cor (verde musgo, marron e preto), logo da empresa gravado e na parte interna o calendário, mapa mundi, fórmulas matemáticas, uma folha para cada dia da semana e por fim, agenda para nome e telefone (residencial e comercial), que com pouco espaço nem bem chegávamos ao final do primeiro semestre a letra A invadia o B, o M, o N, o J/K, o. Havia engenheiros como o Helio Barros, que as transformava em verdadeiro manual técnico, anotando fórmulas, dúvidas e resoluções, relíquias.

Hoje, embora ainda aquelas possam ser encontradas nas papelarias, recebemos agendas coloridas, sem mapa mundi, sem espaço para anotar telefone e até sem uma folha para cada dia, pois, sinal dos tempos, converteram-se em uma espécie de diário, na verdade são cadernos de capa dura.

Antigamente a entrega da agenda era um ritual. O vendedor nos ligava com antecedência e avisava que tinha agendas para nos entregar, aproveitava o instante para fazer-nos uma visita, verificar como andavam os negócios, colocar em dia a amizade, isto, éramos também amigos. Do nosso lado, mobilizávamos a secretária para saber quantas agendas precisaríamos no escritório, a briga era grande, ninguém queria ficar sem uma.

Ontem numa reunião em que participei recebi duas agendas pequenas, destas que mulheres gostam de colocar na  bolsa, bonitinha ,mas imprestável, pois já estamos em março. Minha mulher havia me pedido uma parecida,no início do ano, acho que comprou uma pra ela.

Provável que o destino da agendinha seja alguma ação social, como fiz a pouco com uma quantidade que havia sobrado do ano passado e que entreguei na escola de minha filha numa campanha de doação de cadernos para crianças necessitadas.

Estranho o mundo de hoje. Desperdício  de agendas, falta de cadernos, muito dinheiro gasto com agendas e pouco com cadernos, agendas que mais parecem cadernos e que todavia não chegam a tempo para cumprir o objetivo básico, o de agenda.