Fotovoltaica – 8 vezes

Fotovoltaica – 8 vezes
Compartilhe:

Dionyzio A. M. Klavdianos

Vice-presidente Administrativo-financeiro do Sinduscon-DF

Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat)

 

No valor de 28 de fevereiro a Informaçao de que a Votorantim utilizará paineis fotovoltaicos para geração de energia solar. 

 

Até aí nenhuma novidade nao é mesmo? 

 

O pulo do gato é a forma de captação da luz solar. Paineis serão lançados no lago de alguma represa das tantas hidrelétricas que a empresa possui como se fossem boias.

 

A experiência só será possível em virtude das placas pertencerem à terceira geração de painéis fotovoltaicos. Desenvolvidos por pesquisadores da CSEM Brasil, os chamados painéis fotovoltaicos orgânicos (OPV, na sigla em inglês) são de um tipo especial de plástico, portanto muito mais leve que as convencionais, grandes, pesadas e feitas com silício. Tal característica permitirá que seja gerada energia fotovoltáica em qualquer lugar onde incida raio de sol, capota de carro, lago de barragem, telha de uma residência . Por esta razão, além do patrocínio da Votorantim e do BNDES, a pesquisa tem vertentes apoiadas pela Fiat e Medabil.

 

Bem vinda a terceira geração de painéis fotovoltaicos , mas a construção civil brasileira nem sentiu o cheiro das duas primeiras… Em que pese a Medabil ser uma das maiores construtoras brasileiras no segmento de estrutura metálica. Em números, 85% da energia fotovoltaica do mundo é da primeira geração e a terceira fica só com 1% a 2% do mercado. No Brasil, 0,01% da energia elétrica gerada é solar, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), sendo que solar não quer dizer exclusivamente fotovoltaica.

 

Enquanto isto o condomínio de um bairro importante de uma capital de país importante cumpre à risca seu papel de agente social de mudança criando uma trenzinho  de quatro caixas de água acopladas embaixo da rampa da garagem e armazena uma água mixa e turva que o vigia orgulhosamente usa para molhar o jardim do prédio.

 

Que venha a quarta geração de placas fotovoltaicas, até lá plantemos cactus.

Voltar