Museu

Museu
Compartilhe:

Dionyzio Klavdianos
Presidente do Sinduscon-DF

O personagem do domingo, 05 de julho, do Mundo Museu na TV Cultura, é o Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

Projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, o prédio é a obra de arte em destaque. Chama a atenção o promontório, como se ao invés de construído houvesse sido esculpido na rocha.

O diretor do museu conta que havia três opções à época da escolha do local e que tendo visitado a primeira, Niemeyer não se interessou mais pelas outras.

No passeio pelo seu interior, o belo cenário da Baía de Guanabara pode ser contemplado através do imenso janelão composto de 70 lâminas triplex, com 18 milímetros de espessura, na cor bronze*, contínuo por todo o perímetro da nave.

Passa a mesma sensação que senti ao caminhar pelo Museu da Acrópole em Atenas, na Grécia, projeto do arquiteto japonês Bernard Tschumi. Incrustado em pedra tal e qual, um colosso despercebido em meio às casas que o circundam.

No horizonte, o Parthenon com a cidade a seus pés através dos paineis de vidro fosco que servem de mirante, um descanso para a vista no intervalo do périplo pelas obras da antiguidade.

Camuflados de concreto e vidro ambos se destacam no cenário em que foram erguidos. Ousados, complementam a obra da natureza, audácia de mortais perdoada pelos Deuses e celebrada pelos Orixás.

*ficha técnica do museu

Voltar