FAP-DF destina R$ 13 milhões em edital voltado à indústria brasiliense

Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

As micro e pequenas empresas do Distrito Federal foram contempladas nesta manhã (28) com um edital inédito da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF). O governo vai investir R$ 13 milhões em financiamentos voltados para projetos inovadores de pesquisa e desenvolvimento tecnológico associados a oportunidades de mercado. O anúncio ocorreu no evento de comemoração dos 25 anos da fundação, no Museu Nacional da República.

O edital n° 11/2017 atende a três áreas estratégicas, sendo que o valor máximo para microempresas será de R$ 150 mil e para empresas de pequeno porte, de R$ 250 mil, com contrapartida de 10% do valor total em ambos os casos.

A primeira área são as empresas do vestuário, da industrialização e do beneficiamento de grãos, da indústria gráfica e da industrialização de alimentos. A segunda inclui as cadeias produtivas da construção civil, de madeira e mobiliário, de artefatos de concreto e cimento armado, de metalurgia, mecânica e materiais elétricos e de recuperação e manutenção de máquinas, aparelhos e equipamentos industriais, elétricos e eletrônicos. A terceira área estratégica envolve as empresas de tecnologias da informação e comunicação.

Além de aumentar a competitividade das empresas locais, os recursos devem contribuir para a geração de emprego, de renda e de impostos, explica o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar. “O setor produtivo deve estar alinhado ao governo local e à academia na busca pelo desenvolvimento e pelo bem-estar social da cidade. As pesquisas desenvolvidas nas instituições de ensino devem ser aplicadas nas empresas a fim de produzir frutos para toda a sociedade.”

Para o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Graciomário de Queiroz, o edital representa uma oportunidade para que as empresas invistam na inovação dos processos, da gestão, dos produtos e até mesmo dos métodos utilizados: “Com este aporte do governo local, o setor produtivo pode se tornar mais competitivo, ampliar os níveis de produção e ocupar lugar de destaque no cenário econômico do DF”, afirma.

O prazo para envio de propostas à FAP-DF vai de 15 de dezembro a 16 de janeiro. Poderão se inscrever microempresas ou empresas de pequeno porte, com sede no DF, que realizem ou se proponham a realizar atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Mais informações estão no site: fap.df.gov.br.

Edital de startups – empresas emergentes de base tecnológica

Durante a cerimônia, a FAP-DF também anunciou a terceira edição do Edital Startups Inova Brasília (n°12/2017), que vai destinar R$ 4 milhões às empresas de base tecnológica.

Serão contemplados, em no máximo R$ 100 mil, os produtos ou projetos que transformem ideias inovadoras em empreendimentos sustentáveis, prioritariamente nas áreas de gestão pública, educação, saúde, segurança, mobilidade e recursos hídricos.

O edital é voltado para microempreendedores e empresários individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, com sede no DF. As propostas também poderão ser enviadas de 15 de dezembro a 16 de janeiro.

25 anos

O evento, com a presença do governador Rodrigo Rollemberg, marcou os 25 anos da FAP-DF. “Apesar das dificuldades financeiras, não cortamos os investimentos em ciência, tecnologia e inovação; pelo contrário, ampliamos”, destacou.

Na cerimônia, o diretor-presidente da FAP-DF, Wellington Almeida, homenageou personagens que fazem parte da história da instituição, como o servidor mais antigo, Jair Vasconcelos, que lá trabalha desde janeiro de 2009, o professor e membro do Conselho Superior da FAP-DF Isaac Roitman e a professora e ex-presidente da FAP-DF Laura Maria Goulart Duarte.

Desde 2005, foram investidos R$ 224 milhões em ciência, tecnologia e inovação no Distrito Federal. Só neste ano, além dos dois editais publicados hoje, a FAP-DF lançou 12 editais nacionais com recursos próprios e sete internacionais em parceria com outras entidades.