Afinal, quais são os impactos do som ao nosso redor?

Patrícia Figuerêdo

Conforto acústico, poluição sonora, estudo de ruídos e alterações à Lei do Silêncio fizeram parte dos temas discutidos na tarde desta quarta-feira (24), no auditório do Sinduscon-DF. O motivo foi a realização do workshop "Os impactos do som ao redor", que reuniu cerca de 100 participantes.

Para iniciar o debate, a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac), Débora Barreto, destacou o quão impactante é o volume dos sons no dia-a-dia. “É preciso enfatizar, justificar e transmitir tanto a possibilidade quanto a necessidade de se proporcionar conforto acústico,” afirmou. Ela ressaltou que a perda de audição, estresse e dores de cabeça podem estar associadas à exposição inadequada ao som. “O problema dos ruídos não é apenas questão de incômodo, trata-se de uma questão de saúde”, alertou.

Na ocasião, foram debatidas as alterações à Lei nº 4.092/2008 (Lei do Silêncio), propostas pelo PL nº 445/2015. Tal revisão tem ocasionado impasses entre diversos setores da sociedade. Um dos pontos propostos pelo projeto de lei é a não-obrigatoriedade de tratamento acústico nas escolas, hospitais e creches. Porém, pesquisas divulgadas pela palestrante Débora Barreto mostraram a importância de cuidar da acústica dos locais.

Para o advogado Daniel Bondarenco, o projeto de lei conta com um texto confuso. “Preocupa-me a falta de rigor técnico naquilo que se propõe”, comentou. Segundo ele, as idéias não estão bem definidas e geram dúvidas. O palestrante apresentou as principais controvérsias e discussões em torno do PL.

O pesquisador em acústica, Sérgio Garavelli, tratou sobre os mapas de ruídos da capital federal. Para ele, os estudos são ferramentas importantes para a construção civil. “Com os resultados, é possível saber que tipo de isolamento é necessário para um imóvel”, apontou. Garavelli ainda destacou que a utilização dos mapas antes de iniciar uma obra pode diminuir os custos para os empreendedores.

Para finalizar as palestras, a arquiteta Cândida Maciel apresentou os resultados de um trabalho sobre o desempenho acústico das edificações em diferentes sistemas construtivos. “A ideia do projeto foi discutir e analisar materiais e formas de execução”, explicou. O estudo foi realizado pelo Sinduscon-DF e Ademi- DF.

O diretor de Materiais, Tecnologia e Produtividade do sindicato, Dionyzio Klavdianos, ressaltou a importância de se firmar parcerias. “Esse foi o primeiro passo. Para mudarmos a situação, ainda é necessário mais união”, concluiu.