Por um ambiente de trabalho mais seguro

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF

Um canteiro de obras que ofereça segurança, qualidade de vida e produtividade é um dos principais objetivos dos empresários do setor. Para tanto, a construção civil tem se dedicado a diminuir, cada vez mais, os índices de acidentes no trabalho. Com este propósito, as entidades promovem treinamentos e trabalham na elaboração de normas que orientem empresários e trabalhadores sobre a importância de um ambiente de trabalho seguro e eficiente. 



Para que as regras sejam aplicadas de forma correta, o uso de materiais educativos, tanto por operários quanto por empresários, torna-se fundamental. O Sinduscon-DF, em cumprimento de seu papel orientativo junto às empresas associadas, preparou uma lista de links que podem contribuir para a segurança no trabalho.

O Ministério do Trabalho elaborou uma cartilha com as principais mudanças da modernização trabalhista. Clique aqui e acesse!

Recentemente, durante o Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), a Cbic lançou dois manuais relacionados à produtividade no setor:

Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil
   

Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil – Relatório Completo 

n

Veja abaixo outras publicações:

Cartilha orientativa sobre implantação de segurança no canteiro de obras (Seconci-DF)

Cartilha "Trabalhador esperto usa o Seconci-DF"

Vídeos do Programa 100% Seguro (Sesi) 

Para saber sobre os próximos assuntos, clique aqui

– Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

– Sistema de Comunicação Prévia de Obras (SCPO)

– Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT)

– Legislação (Convenções, Decretos, Instruções Normativas, Leis, NRs e Portarias)

– Publicações e manuais (Política de SST, Manuais de SST e Convenções da OIT) 

Estimativas do Sinduscon-DF apontam que as três principais causas de acidentes são: queda de altura, soterramento e choque elétrico, respectivamente. Confira mais informações sobre cada uma: 

Queda de altura 

O risco que um trabalhador está exposto ao realizar atividades em altura é grande, o que aumenta a probabilidade de acidentes fatais. Com a chegada da Norma Regulamentadora nº 35 (NR-35), o setor deu um grande passo com relação à queda dos índices de acidentes envolvendo operários que trabalham nesta situação.

A norma orienta que toda atividade profissional realizada acima de 2m de altura siga uma série de exigências, que possibilitem a realização do trabalho de forma segura e responsável, estabelecendo requisitos mínimos que envolvam planejamento, organização e execução. Além disso, estabelece que toda obra deva ter, no mínimo, um profissional técnico de segurança, responsável pela supervisão, orientação e treinamento dos operários.

  

Links relacionados: 

Manual de auxílio na interpretação e aplicação da NR-35 (Trabalho em altura)

Vídeo – Segurança no trabalho: Quedas 

Relação dos itens de notificação padrão para empresas que realizam atividades com acesso por cordas

Soterramento

O soterramento também é apontado como uma das principais causas de acidentes no setor. De acordo com a Norma Regulamentadora nº 18 (NR-18), para minimizar os riscos de desabamentos e soterramentos durante escavações, é preciso examinar as propriedades vizinhas ao terreno antes do início da atividade e, caso seja verificada a presença de cabos elétricos subterrâneos, é obrigatório desligá-los.  

Saiba mais sobre as devidas precauções nos links abaixo: 

Norma Regulamentadora nº 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção 

Checklist de SST para a NR-18 

Vídeo – Segurança no trabalho: Soterramento

Choque elétrico

Os acidentes na construção civil ainda podem envolver choques elétricos. Dependendo da situação, ou seja, do tempo e da intensidade da corrente, os efeitos do choque elétrico podem variar desde um pequeno desconforto, queimaduras de terceiro grau ou até mesmo causar a morte. A Norma Regulamentadora nº 10 (NR-10) tem o objetivo de garantir a saúde e segurança dos trabalhadores que precisam lidar com instalações e serviços em eletricidade.

Confira: 

Manual de auxílio na interpretação e aplicação da NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) 

Vídeo – Segurança no trabalho: Choques elétricos

Veja também algumas publicações da Cbic referentes ao assunto:

Guia Orientativo de Segurança 

Guia Orientativo Áreas de Vivência 

Guia Contrate Certo 

Guia Orientativo de Incentivo à Formalidade 

Guia para Gestão de Segurança nos Canteiros de Obras 

Conheça, ainda, a nova ferramenta criada pela Cbic, o Construindo Segurança & Saúde, um simulador de custos de acidentes e afastamentos de trabalho.
 

n

 

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?