IST renova acreditação de qualidade do Inmetro

Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Texto: Guilherme Cunha

O laboratório de concreto do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil do Distrito Federal (IST-DF) conquistou pela segunda vez a acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) referente à NBR ISO/IEC 17.025/2017, que trata da competência de laboratórios de ensaio.

As NBRs (normas brasileiras) são normas técnicas estabelecidas por pesquisadores e profissionais da área e aprovadas por um organismo internacional ou nacional, no caso a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Elas garantem a qualidade, a segurança e a eficiência de produtos e serviços. A princípio não são obrigatórias, visto que são elaboradas por uma instituição privada e não pelo poder público.

O IST-DF realiza testes de qualidade de concreto desde 1979, quando ainda se chamava Laboratório da Construção Civil. Apenas em 2014 recebeu o nome de Instituto Senai de Tecnologia. Foi avaliado pelo Inmetro pela primeira vez em 2017 e renovou a acreditação até o fim de 2020.

A acreditação do Inmetro significa que os resultados e as análises dos ensaios laboratoriais têm a garantia da competência técnica. O laboratório do IST-DF atende empresas de construção civil que necessitam da comprovação de que o concreto utilizado em suas obras é, de fato, de boa qualidade. Em 2018, foram mais de 58 mil ensaios realizados pelo IST-DF.

Em 2018, o instituto do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) também recebeu selo do Inmetro em ensaio que possibilita a extensão de escopo para absorção de água em peças de concreto para pavimentação de ruas e estradas. É uma certificação de que todo o processo laboratorial do IST está dentro da qualidade exigida pela norma e pelo processo de acreditação. “Esse é o nosso diferencial. O IST é a primeira e a única instituição do Distrito Federal a ter essa acreditação do Inmetro”, conta o coordenador do instituto, Marcelo Feijão.

Norma de desempenho

Além da verificação dos insumos da construção civil, o IST-DF oferece consultorias e propõe ajustes nos processos de produção de empresas incorporadoras e construtoras nos projetos de empreendimentos. A NBR 15.575/2013, por exemplo, trata do desempenho de edificações habitacionais.

Tendo em vista a importância da aplicação da norma, o IST-DF, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), reuniu no ano passado 12 empresas ligada à Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF) para o Programa de Adequação de Processos para Atendimento à NBR 15.575/2013 da ABNT. O objetivo foi prestar uma cosultoria dentro e fora dos canteiros de obras sobre como aplicar a norma nas edificações habitacionais.

A coordenadora de Qualidade da Apex Engenharia, Keiliane Alexandre (foto), conta que a empresa já tentava se adequar, mas faltavam um processo mais bem estruturado e conhecimento aprofundado da norma. “A consultoria trouxe outra visão, muito voltada à questão de processos. Hoje a gente consegue estruturá-los de forma correta.”

A responsável pela execução do programa é a engenheira civil Priscila Freitas, professora do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec) do Senai em Salvador (BA). O Senai/Cimatec presta consultorias desse tipo desde 2014 em todo o País. Essa é a sétima turma a ter seus processos avaliados. “As empresas enxergaram uma forma de atender e de se adequar à norma de desempenho, analisando seus custos e riscos, e saíram com uma avaliação do que precisa ser feito e daquilo que precisam ainda melhorar”, conta a professora, que acompanhou as 420 horas de consultorias nas próprias empresas e em grupo com seus representantes.

Para marcar o encerramento do programa, as construtoras reuniram-se na sede da Ademi-DF no começo de dezembro para apresentar os resultados dos oito meses de workshops com os consultores do IST.

Celestino Fracon Júnior, diretor da Habitar Empreendimentos Imobiliários, conta que mudou todo o método construtivo na empresa depois dos oito meses de dedicação para entender todas as exigências da norma de desempenho. “Hoje eu já tenho o sistema 100% tabulado e implantado, toda a documentação foi produzida e validada por auditorias externas e já estamos construindo o primeiro ciclo de obras. Em setembro, nós iniciamos dois prédios já à luz da norma de desempenho”, diz o engenheiro.

A NBR 15.575/2013 foi publicada em 2008, entrou em revisão em 2010 e foi publicada novamente em 2013, com vigência em todo o território nacional. É a primeira norma a tratar da qualidade dos produtos da construção civil, bem como da sua utilização pelos consumidores. Ela aborda o desempenho de edificações habitacionais e apresenta características indispensáveis de uma obra, com o objetivo de prezar pelo conforto, pela acessibilidade, pela higiene, pela estabilidade, pela vida útil da construção e pela segurança estrutural e contra incêndios.

Serviços do IST-DF

Com sede no Senai Taguatinga, o instituto presta serviços não só a empresas da construção civil, mas também a outros segmentos. Há consultorias em meio ambiente, como a da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PGRS), em eficiência energética, como Energias Renováveis, e em Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9.001:2015. Veja aqui todas as consultorias ofertadas pelo IST-DF. Outras informações sobre os serviços podem ser obtidas pelo telefone (61) 3353-8736.