Grupo de Trabalho de Argamassa Projetada encerra suas ações

A Diretoria de Materiais, Tecnologia e Materiais (Dimat/Sinduscon-DF) realizou o workshop “O sistema de argamassa projetada e suas vantagens: as novas tecnologias do concreto auto-adensável”, nesta terça-feira (17), no auditório da Asbraco. O evento, que reuniu mais de cem pessoas, marcou o encerramento das ações do Grupo de Trabalho de Argamassa Projetada, uma parceria entre sindicato, ABCP e Votorantim Cimentos.

Com a palavra, o diretor de Materiais, Tecnologia e Produtividade, Guilherme Coelho, ressaltou a relevância de compreender estas novas tecnologias, principalmente diante do atual momento pelo qual passa o país. “É importante buscar soluções construtivas inovadoras, tendo sempre como objetivo a redução do custo da mão de obra, das perdas e o aumento da produtividade no canteiro”, afirmou.

A primeira palestra da noite tratou sobre o concreto auto-adensável, tipo que preenche cada vazio das fôrmas por meio, exclusivamente, de seu peso próprio, dispensando qualquer tecnologia de adensamento ou vibração externa. Para ser considerado auto-adensável, é necessário que ele conte com duas propriedades: fluidez e coesão. A primeira corresponde à capacidade do concreto escoar preenchendo todos os espaços. A segunda é ele se manter íntegro e homogêneo, após fluído ao longo das fôrmas.

A apresentação ficou por conta do engenheiro Arcindo Vaquero, consultor da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (Abesc), que trouxe exemplos, vídeos e imagens sobre o tema. Em sua palestra, ele mostrou a aplicação do concreto auto-adensável mais utilizada no Brasil: paredes de concreto. Segundo Vaquero, este tipo é adotado nos projetos do Programa Minha Casa, Minha Vida. “A grande maioria dessas obras são feitas com fôrmas de alumínio, uma tela centrada e dentro vai o concreto auto-adensável”, explicou.

Vaquero ressaltou que, agora, há uma vantagem adicional quanto ao uso deste tipo de concreto, uma vez que o processo está normalizado pela ABNT NBR 15.823. Durante sua ministração, ele destacou que a não utilização do concreto auto-adensável nas paredes de concreto trará patologias, que foram mostradas na palestra. “Esta solução foi desenvolvida com foco nestas aplicações, mas pode ser utilizada em outras, como pisos”, exemplificou.

Já o professor Ângelo Just, da Universidade Federal de Pernambuco, trouxe conceitos breves acerca da Norma de Desempenho. A ideia foi apresentar, dentro do âmbito da norma, quais as alterações referentes ao sistema de revestimentos, mostrando as alterações nas relações dos agentes envolvidos: construtoras, projetistas, fornecedores de material e usuários. Segundo ele, o ponto mais relevante é no que se refere à manutenção. “A norma estabelece como têm de ser documentadas e registradas estas atividades. Ao usuário, cabe fazer a manutenção, conforme previsto no manual, que é elaborado e explicado pelos construtores”, explicou.

O evento contou, ainda, com a apresentação dos resultados do trabalho desenvolvido pelo GT de Argamassa Projetada em uma obra da Brasal Empreendimentos, localizada no Setor Noroeste. O gerente de suprimentos da empresa, Sebastião Longuinho, explicou que eles têm buscado a produtividade, administração de desperdícios, renovação e novas tecnologias. Por este motivo, decidiram fazer parte do projeto, que durou cerca de seis meses, tempo médio de um ciclo de reboco e contrapiso de uma obra na região.

Segundo Longuinho, a adoção do sistema de argamassa projetada trouxe reduções significativas. “Tivemos 25% de economia, falando basicamente da redução de consumo de material”, destacou. Para ele, o principal desafio, agora, é preparar a mão de obra para que ela esteja adequada a este novo modelo que se apresenta. Vale ressaltar que a Brasal foi pioneira na utilização do sistema no Centro-Oeste. Eles adotaram o Sistema Matrix de Silo, da Votorantim Cimentos.

Realizado pelo Sinduscon-DF, o encontro contou com o apoio da Comunidade da Construção, ABCP, Votorantim, Asbraco e Abesc. Ao final, os participantes puderam debater acerca do tema e tirar suas dúvidas.

Evento reuniu mais de cem pessoas no auditório da Asbraco