União pelo futuro do Distrito Federal – Correio Braziliense

Correio Braziliense

É com a meta de pensar em um Distrito Federal para o futuro que os primeiros diretores e conselheiros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codese) tomaram posse na noite de ontem. Com sete meses de criação, a iniciativa da sociedade civil organizada tem como objetivo principal participar ativamente do planejamento econômico, sustentável e estratégico de Brasília e Entorno, a curto, médio e longo prazos (2030).

O governador Rodrigo Rollemberg participou da solenidade, no auditório da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Ele recebeu em mãos um documento com as primeiras metas emergenciais. São elas: implantação da zona rural; melhoria e eficiência do serviço de transporte público; aumento da oferta de educação profissional no DF; agilidade no processo de regularização fundiária; e reabertura de todas as delegacias de polícia com funcionamento 24h. "Vamos analisar essas sugestões e dar toda a atenção a elas. As que enxergarmos que é possível realizar ainda neste governo, vamos trabalhar com afinco. Nós temos de enfrentar e superar os desafios conjuntamente", disse Rollemberg.

O presidente do Codese, Paulo Muniz, disse que iniciativa servirá como uma grande consultoria para os candidatos ao Legislativo local. "No total, são 17 câmaras de trabalho, como educação, saúde e segurança, por exemplo. Estamos discutindo várias propostas e tentando resgatar alguns projetos que ficaram guardados durante anos. Na verdade, a ideia é sempre dar continuidade ao que é proposto", detalhou.

Diretoria e conselheiros

Presidente: Paulo Muniz

Vice-presidente:
Luiz Carlos Botelho Ferreira

Superintendente:
Márcio Mafra

Diretor administrativo:
Fernando Pedro de Brites

Conselho Deliberativo:
Afonso Assad, Jael Antônio Silva, Pedro Henrique Verano, Cleber Pires e José Carlos Pinto

Conselho Fiscal:
Edson de Castro, Adriano Marrocos, Amarildo Fuza, Godofredo Pinheiro, José Amaro Neto e Antônio Alves Filho

Conselho Consultivo:
Aldemir Santana (Fecomércio), Jamal Jorge Bittar (Fibra), Joe Valle (Fape), José Carlos Martins (CBIC), Juliano Costa Couto (OAB) e Evaristo de Oliveira (Fundação Assis Chateaubriand)

Planejar Brasília

O Codese-DF foi criado com o objetivo de ser um elo entre a sociedade organizada e os governos. Para pensar no futuro, na melhor condição de vida para a população e se prontificar como gestora parceira das ações dos governos. Em menos de 150 dias de funcionamento, apresentou as primeiras sugestões de curto prazo para que a administração pública responda com ações às aspirações da população. A proposta, no entanto, é mais abrangente: planejar o futuro, buscando acelerar a economia, com o trabalho e o desejo da sociedade organizada.