Sistema S: um investimento que promete bons frutos

n

O mercado de trabalho vem se tornando cada vez mais competitivo e a qualificação profissional cada vez mais essencial. Em função dessa realidade, várias entidades se uniram, formando o chamado “Sistema S”. O objetivo é oferecer cursos gratuitos em áreas importantes da indústria e comércio, para atualizar ou complementar os conhecimentos que o trabalhador já possui. Dentre as finalidades do sistema, que conta com sete instituições, estão: qualificar, promover o bem-estar social e disponibilizar uma boa educação profissional. Todas as entidades participantes foram criadas pelos setores produtivos, como indústria, comércio, agricultura, transportes e cooperativas. Fazem parte, por exemplo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi).

Os resultados da 43ª edição da WorldSkills, maior competição de ensino profissional do mundo, são um exemplo da importância do Sistema S. Os competidores, treinados pelo Senai e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), bateram um recorde histórico ao conquistar 27 medalhas: 11 de ouro, dez de prata e seis de bronze, além de 18 certificados de excelência. Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), Luiz Carlos Botelho, a importância desse resultado, além da vitória em si, é a confirmação de um processo que vem sendo trabalhado pelo Sistema S, mais precisamente o Senai. “Isso é consequência do corpo diretivo e docente da instituição, acompanhado de um corpo discente talentoso, aplicado, exigente e que se qualifica constantemente dentro do setor empresarial de ensino e treinamento”, afirmou.

O Sistema S oferece uma rede de escolas, laboratórios e centros tecnológicos espalhados por todo o país. Além disso, também há ofertas de cursos pagos, que geralmente possuem preços mais acessíveis do que oferecidos por instituições particulares de ensino.

Conheça as instituições que fazem parte do Sistema S:

Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) – dá orientações sobre como abrir e gerenciar uma empresa e contratar funcionários
Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) – a quem cabe a educação profissional e aprendizagem industrial, além da prestação de serviços de assistência técnica e tecnológica às empresas industriais
Sesi (Serviço Social da Indústria) – promove a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes por meio de ações em educação, saúde e lazer
Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial)  educação profissional para trabalhadores do setor de comércio e serviços
Sesc (Serviço Social do Comércio) – promoção da qualidade de vida dos trabalhadores do setor de comércio e serviços
Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem em Transportes) – educação profissional para trabalhadores do setor de transportes
Sest (Serviço Social de Transportes) – promoção da qualidade de vida dos trabalhadores do setor dos transportes