Sistema ERA promove sustentabilidade para obras

No segmento da Construção Civil, um dos certificados mais importantes é o do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). O certificado tem como objetivo difundir os novos conceitos de qualidade, gestão e organização da produção, indispensáveis à modernização e competitividade das empresas brasileiras.

Um dos pontos importantes para a certificação do PBQP-H corresponde aos índices de sustentabilidade obrigatórios. São eles: índices de geração de resíduos, indicador de consumo de água e indicador de consumo de energia – todos observados ao longo e ao final da obra. Ao estabelecer e atender às metas indicadas, a empresa estará na direção correta para tornar-se sustentável.

Mas como saber a direção correta? Como saber, no decorrer da obra, se ela se adequa aos índices necessários, diante de tantos outros problemas que surgem durante o processo? Cientes dessa dificuldade, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) fizeram uma iniciativa que resultou no Sistema ERA, um programa que permite que o empresário da Construção Civil avalie a evolução e o desempenho de suas obras, comparando-as com demais projetos da empresa ou de outras no território nacional, com a garantia de confidencialidade das informações.

Para o diretor de Materiais, Tecnologia e Produtividade do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, a utilização do sistema resulta em ótimos benefícios para o empresário. “O Sistema ERA auxilia na política de redução de resíduos produzidos pela obra e na escolha de processos construtivos menos agressivos ao meio ambiente”, explica.

A ferramenta foi lançada em maio deste ano, por decorrência do 86º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). Seu objetivo é desenvolver uma metodologia para definição do Índice de Sustentabilidade Ambiental. Para isso ser possível, basta que seja informado o consumo de água e energia, bem como a geração de resíduos, durante o processo construtivo adotado pela empresa.

A professora doutora da Universidade de Brasília (UnB) e vice-presidente da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (DMAS/Sinduscon-DF), Raquel Blumenschein, diz que a medição feita pelo ERA pode auxiliar a própria empresa. “Só podemos estabelecer metas daquilo que a gente mede. Aprendendo a medir aquilo que é produzido, a empresa tem mais facilidade em obter certificações e, até mesmo, em suas políticas internas”, explica. Para ela, o Sistema ERA passa a ser uma “ferramenta educacional”.

O Sinduscon-DF, por meio de sua Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (DMAS), orienta as empresas associadas a acessarem o site (hiperlink) da ferramenta para maiores informações. O cadastro é gratuito. Em caso de dúvidas, a DMAS encontra-se disponível pelo telefone (61) 3234-8310 ou pelo e-mail meioambiente@sinduscondf.org.br.