Sinduscon-DF recebe workshop sobre manutenção de pontes e viadutos

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-


Mariana Alves

Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF

Aconteceu nesta terça feira (19), o workshop sobre Manutenção de Pontes e Viadutos. Um roteiro detalhado de manutenção e inspeção de pontes e viadutos sob a ótica da ABNT NBR 9452:2016, especificação técnica da ARTESP e Norma DNIT foi apresentado pelo engenheiro Alexandre Beltrame. Cerca de 90 pessoas compareceram ao evento. 

A palestra fez parte de um dia intenso de trabalho do qual, pela manhã, engenheiros e técnicos da Secretaria de Obras do DF visitaram, acompanhados pelo especialista, algumas pontes e viadutos de Brasília que requerem algum tipo de intervenção.

Alexandre Beltrame é especialista na construção e reparação de Obras de Artes Especiais (OAEs) e destacou que todos os dias passam cargas pesadas nas pontes e viadutos. Segundo ele, é preciso ter atenção quanto a inspeção dessas cargas para que não comprometa, futuramente, a estrutura de uma OAE.

Para exemplificar a relação de causa e efeito das fissuras em uma obra, Alexandre recorreu ao campo da Medicina. “Quando a gente vai numa obra e encontra fissuras. Essa é a doença. O relatório de patologia vai detalhar, desenhar e registrar por meio de fotografias”, explicou o engenheiro.

Em sua explanação, Beltrame também apresentou pequenos vídeos que mostravam estruturas comprometidas para ilustrar sua fala. “Este tema não é brincadeira. Obra de arte especial cai por falta de manutenção”, alertou.

O presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, reforçou o compromisso que o sindicato tem como entidade representativa do setor em levantar temas como estes. “Buscamos colaborar com o poder público e a sociedade. Seguimos à disposição para contribuir com a melhoria da capacitação dos técnicos do governo”, afirmou.

Para o vice-presidente de obras e infraestrutura do Sinduscon-DF, Ruyter Thuin, a troca de ideias sobre o tema, os exemplos e a participação das pessoas durante o workshop trouxeram uma experiência rica. “Sinduscon-DF é a casa da Engenharia. Esse intercâmbio traz bastante conhecimento para todos nós.”

O marceneiro Ricardo de Carvalho, um dos participantes do evento, estava contente e instigado pelo debate. “A minha expectativa foi alcançada. O palestrante veio com ideias bem inovadoras, principalmente da perspectiva do que está acontecendo em São Paulo. Temos essa preocupação do que tem que ser feito também em Brasília”, destacou.

Já a engenheira civil Kênia Dias ficou atenta aos detalhes das normas. “Achei muito interessante as colocações práticas. Levantou itens importantes para que a gente possa analisar e trabalhar”, relatou.

O secretário de Obras e Infraestrutura do DF, Izidio Santos Junior, também prestigiou o workshop. “Saio daqui com uma visão bem diferente, engrandeceu. Vamos sair muito melhores do que entramos. O desafio só aumentou”, disse.

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?