Sinduscon-DF recebe 1º Encontro de Integridade do DF

Com o objetivo de proporcionar maior conhecimento sobre a integridade aos empreendedores locais, a Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) realizou o 1° Encontro de Integridade do Distrito Federal – Paradigmas da Lei Distrital 6.112/2018. A iniciativa foi uma parceria com o Sinduscon-DF, Atena, Veriz, Getcompliance e Anaco. O evento reuniu mais de 100 pessoas, no auditório do sindicato, nesta quarta-feira (5).

Dando início aos trabalhos, o presidente da ACDF, Fernando Brites, destacou que um país que tem um governo desonesto não pode esperar honestidade dos seus cidadãos. “Vivemos um regime desonesto. Integridade deve ser aplicada de lá [governo] para cá também”, afirmou. Para Brites, a lei será um marco nas negociações do empresário tanto com o governo, quanto com os clientes.

Com a palavra, o vice-presidente do Sinduscon-DF, Marcontoni Montezuma, ressaltou que, independente de imposição legal, há empresas da construção civil já certificadas na questão do Compliance e outras que já estão em vias de certificação. “Isto mostra que o setor, por essência, já tem feito o trabalho neste sentido de qualificar suas empresas”, afirmou.

Segundo Montezuma, a expectativa é que todas as empresas filiadas ao Sinduscon-DF sejam devidamente qualificadas. “Tanto o sindicato, quanto a Ademi-DF e a Asbraco têm um nível de maturidade e ética que, independente de escalonamento de valor de contrato e prazo, estão comprometidas nisso”, reforçou. Segundo ele, o setor mais engajado na votação recente da lei foi a construção civil.

Após a abertura oficial, o evento seguiu com os palestrantes do dia: procuradora Izabela Frota Melo; procurador Chico Leite; diretora de Compliance da Anaco, Denise Evangelista; e Christian Tadeu, compliance officer da Tecnew.

Empreendedores locais, representantes da OAB-DF, Controladoria do DF e entidades de classe, bem como a sociedade civil em geral prestigiaram o encontro. Também representando o Sinduscon-DF, compareceu a vice-presidente Helena Peres.

n