Helena Peres
Vice-presidente do Sinduscon-DF e suplente do Conselho de Ética
Nos dias 21 e 22 de outubro, tive a oportunidade de participar do 1° Fórum de Governança e Compliance do GDF. Organizado pela Casa Civil, foi destinado a servidores e empregados dos órgãos, e entidades da administração direta e indireta. O evento teve duração de oito horas, divididas entre a abertura, na segunda-feira, e os painéis e debates, na terça-feira.
Durante o dia, foram fomentadas discussões de integridade, estratégias, avanços e desafios para construir um governo eficaz, entregando o melhor serviço à população sem esbarrar na ilegalidade. Duas mesas de discussões abordaram, durante a tarde, a importância de programas de Integridade, mecanismos de controle, monitoramento e prevenção.
O vice-governador do DF, Paco Britto, ressaltou, durante o discurso de encerramento, que “esse fórum veio para mostrar a importância de sempre direcionarmos nossas ações em prol de uma gestão pública mais eficiente e eficaz”. Para garantir um governo sólido, o vice-governador apontou que é necessário “promover constantemente essa adoção de medidas e ações firmes voltadas à prevenção, à identificação e à mitigação de fraudes ou de práticas de corrupção”.
Ao final do fórum, o Governo do Distrito Federal (GDF) apresentou o Selo de Governança, que vai ranquear em 10 níveis a administração direta, autárquica e fundacional da capital. Os órgãos serão avaliados quanto a implementação da governança, que prevê boas práticas, em suas estruturas administrativas.
O décimo nível é o básico, o mínimo de gestão que deve ser avançado até o primeiro, com gestão de excelência. É importante ressaltar às empresas que firmem contratos com o GDF, a importância de iniciarem o processo de implementação do programa de integridade, que passa a ser obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2020.
Foi estimulante estar presente, com servidores públicos do DF, mostrando que podemos, sim, fazer a diferença, e ter um Distrito Federal mais íntegro. Como a subsecretária de Governança, Joyce Oliveira, ressaltou: “boas práticas de governança pública são boas práticas de gestão. O GDF tem pensado muito em como entregar um serviço com mais eficiência e eficácia para o cidadão.”